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Merchandising

ROGÉRIO MACHADO
Proprietário da Agillys Consultores & Associados, mentor,
consultor, palestrante, professor e escritor –
@rogeriomachadomentor

O segmento alimentar de autosserviço, tem como premissa, permitir que os clientes encontrem os produtos que procuram e até aqueles que seriam esquecidos, e se servem sem ajuda. Claro que existem as categorias onde há atendimento, mas até nessas, como açougue, padaria, frios fatiados, cada vez mais os produtos são expostos para que os clientes possam se servir. Quanto melhor expomos os produtos na loja, melhoram as vendas e as margens. É preciso entender a lógica de compra e associar as categorias mais relevantes com aquelas menos procuradas. Isso pode ser feito na distribuição da loja, planograma, mas também pode e deve ser feito nos pontos extras: ilhas promocionais, pontas de gôndola, chaminés, entre outros. Nas ilhas promocionais devemos cuidar em manter um padrão de exposição, principalmente altura e distância entre uma ponta e outra. As pontas de gôndola devem ter no máximo dois produtos e esses devem estar relacionados. Exemplos:

1. Leite condensado ou creme de leite com doces em lata, formas de pudim. 2. Limão no FLV com açúcar + bebida destilada + kit caipirinha 3. Óleo de soja + papel toalha 4. Ovos + frigideiras 5. Cerveja + copos ou salgadinhos (amendoim, batata frita em lata, outros) 6. Gin + kit ervas ou energético ou tônica 7. Detergente líquido + bombril 8. Patê de atum + torradas 9. Batata + maionese 10. Frutas cítricas + jarras do bazar 11. Arroz + caçarola 12. Feijão + panela de pressão 13. Café + filtro ou coador ou garrafa térmica 14. Erva mate + garrafa térmica 15. Tererê + térmica grande para água gelada 16. Cerveja + caixa térmica 17. Cadeira de praia + guarda-sol 18. Espumante + taças plásticas para o final de ano19. Vinhos + taças de vidro + saca-rolhas 20. Grãos naturais (chia, gergelim, (etc), + folhas no FLV 21. Macarrão + atomatado + queijo ralado 22. Limpador de piso + mop 23. Fralda + leite pó ou lenço umedecido 24. Tempero pronto + azeite de oliva junto às saladas no FLV 25. Cera automotiva + estopa 26. Ração pet + acessório ou brinquedo 27. Salgadinhos + refrigerante 28. Milho de pipoca + pipoqueira 29. Macarrão + escorredor 30. Cereais + potes plásticos Sempre fazer pontas e ilhas promocionais com a oferta e um produto correlato junto, isso ajuda a equilibrar a margem daquela oferta. Chaminés são espaços abertos no meio dos corredores. Exemplo: no corredor de matinais, colocar um módulo de gôndola com garrafas térmicas. Esses pontos extras têm que ser atrativos com:

Preço realmente promocional Quantidade suficiente para chamar a atenção Cartaz, de preferência com “de” – “para”. Um Merchandising bem feito, fideliza, vende e melhora o resultado. Faça na sua loja e depois me conta o resultado.

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