José Luiz Marinho, da AINVIC, fala do desempenho da indústria de Vitória da Conquista em 2024
O setor industrial brasileiro encerrou 2024 com um crescimento de 3,1%, e em Vitória da Conquista essa tendência de expansão e recuperação também foi observada. Atualmente, a indústria é responsável por empregar cerca de 12 mil pessoas e representa aproximadamente 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
Segundo José Luiz Mendes Marinho de Andrade, presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), e também José Luiz é também presidente da Teiú Indústria, o avanço foi mais expressivo entre as grandes indústrias exportadoras, enquanto as pequenas e médias empresas enfrentaram desafios. “Temos dois grupos de indústrias. O primeiro é composto por aquelas que exportam e, com a alta do dólar, obtêm uma vantagem monetária significativa, pois recebem em moeda estrangeira, resultando em um crescimento expressivo no faturamento”, explica.
Já o segundo grupo inclui as indústrias que transformam e comercializam seus produtos no mercado interno. “Essas empresas sofrem os impactos do dólar alto, o que gera inflação. Em Vitória da Conquista, a maioria das indústrias atua na transformação e comercialização dentro do Brasil. No entanto, a indústria local tem uma imensa capacidade de se reinventar, desenvolvendo novos produtos e impulsionando seu crescimento”, ressalta Marinho.
Entre os segmentos que mais se destacaram em 2024, o presidente da Ainvic destaca o setor de saneantes e plásticos. “A indústria de saneantes e plásticos tem demonstrado um crescimento significativo. O desenvolvimento de novas tecnologias e inovação tem despertado o interesse do mercado nacional, aumentando a competitividade das indústrias locais”, afirma.
Dados da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) reforçam a relevância do setor, que responde por 15% do PIB de Vitória da Conquista. No Distrito Industrial, são 12 mil trabalhadores empregados. Apesar das incertezas econômicas, as perspectivas para 2025 são positivas, com expectativa de avanço e consolidação da indústria local no cenário nacional.
Sobre a Ainvic
A Ainvic (Associação das Indústrias de Vitória da Conquista) é uma entidade sem fins lucrativos, sem qualquer tendência político-partidária. Fundada em 1987, ela tem o objetivo exclusivo de defender, de forma coletiva, os interesses das indústrias e promover o desenvolvimento industrial de Vitória da Conqusita e sudoeste da Bahia.
Entre suas conquistas, destancam-se: Aproximação e reconhecimento junto aos poderes públicos municipal, estadual e federal; convencer a Fieb a se instalar em Vitória da Conquista com o Sesi, Senai e IEL; organização de diversas feiras industriais na cidade quer de forma isolada, quer junto com o Sebrae e a Coopmac; promover juntamente com o Sesi, Senai e Sebrae diversos cursos, seminários e treinamentos voltados aos industriais e industriários; criação do prêmio “Empresário do Ano”.