Preparados para o Futuro: Estratégias Essenciais para Supermercadistas no Segundo Semestre de 2024
É isso, demos adeus à primeira metade de 2024 e é hora de encarar o segundo semestre com ainda mais animação e disposição para alçar voos mais altos, em um cenário varejista com previsão de muita dinamicidade e desafios. Afinal, as mudanças nos hábitos de consumo, aceleradas pela pandemia, continuam impactando as expectativas dos clientes e exigindo de nós, supermercadistas, uma rápida adaptação para nos mantermos competitivos.
Visando isso, neste mês, resolvi compartilhar o que permeia a minha mente, considerando as expectativas e as ações que não podemos deixar de abordar para enfrentar os próximos seis meses até o final do ano.
Começando pelos dados, que nos indicam um norte e devem ser nossos principais companheiros na tomada de decisões, temos um grande fator motivador. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) projeta um aumento de 14% nas vendas para o segundo semestre, crescimento impulsionado pela venda de alimentos. Temos muito a nos animar, afinal, os dois últimos trimestres apontaram altas de 3,5% e 3,7% quando comparados ao ano anterior. Isso nos leva a crer que podemos fazer ainda mais e superar a expectativa prevista, mesmo com a redução da confiança do consumidor, que caiu 1,0%, segundo o INC (Índice Nacional de Confiança).
Com os números, precisamos estar atentos às tendências, maximizando nossas chances de sucesso. Para tal, aponto três pilares: a experiência do cliente, a omnicanalidade e a sustentabilidade. A personalização e interatividade devem ser o centro de nossas estratégias para criar conexões emocionais com os consumidores, aumentando sua fidelização. A integração de canais de venda e comunicação de maneira fluida e eficiente é crucial para atender às expectativas dos clientes modernos. Como supermercadistas, podemos oferecer recomendações personalizadas, ofertas exclusivas e experiências sob medida, criando um senso de exclusividade e valorização.
E, de forma alguma, podemos ignorar nossa responsabilidade ambiental. Empresas que adotam práticas sustentáveis ganham a confiança de clientes conscientes. Recomendo ações como oferecer produtos ecológicos, usar embalagens recicladas e retornáveis, adotar uma logística verde para reduzir emissões de CO2 e incentivar o consumo consciente.
Diante dessas expectativas e desafios, meu conselho é claro: invista em entender profundamente seu cliente, utilize os dados para personalizar e melhorar cada ponto de contato, e adote práticas sustentáveis que ecoem com os valores dos consumidores. Com essa abordagem, estaremos não apenas preparados para enfrentar os próximos seis meses, mas também posicionados para prosperar em um mercado em constante evolução.
Vamos juntos, com determinação e visão, transformar esses desafios em oportunidades de crescimento e sucesso.
AMANDA VASCONCELOS
Presidente da Abase
presidencia@abase-ba.org.br