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Dia das Mães

Ações para aumentar as vendas no dia dedicado às mamães no seu supermercado

Em maio acontece uma das principais datas comemorativas do calendário sazonal: o Dia das Mães. Para o varejo representa uma das maiores oportunidades de lucro para o setor. Afinal, diversos segmentos têm uma alta no movimento durante o período em que as famílias procuram por presentes e itens para festas em homenagem às mamães.

Nem todo mundo no varejo vai se preparar adequadamente para a data, mas como sua mãe bem te ensinou, você não é todo mundo! A sazonalidade permite ter um planejamento adiantado para cada data do ano, e se tratando de um dos principais momentos do calendário, é necessário aproveitar tudo isso. Definir estratégias e começar a executá-las com antecedência pode garantir o sucesso das vendas de sua loja neste Dia das Mães.

Como planejar a campanha do Dia das Mães? – Planejar a campanha para o Dia das Mães em 2024 requer uma abordagem estratégica e bem pensada. Antes de tudo, é preciso identificar o que você deseja alcançar com a ação, isso pode incluir aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca, fortalecer o relacionamento com os clientes existentes, entre outros.

Para chegar no objetivo, será preciso entender quem é sua principal audiência para esta campanha. Ou seja: quais são seus interesses, necessidades e desejos relacionados ao Dia das Mães? Quais são os pontos de dor ou problemas que sua marca pode resolver para eles?

Com base nas respostas, crie uma mensagem central e certifique-se de que ela seja emocionalmente envolvente e autêntica, só então, determine quais canais de marketing serão mais eficazes para alcançar seu público-alvo. Isso pode incluir redes sociais, e-mail, canais de mensageria bem como SMS e RCS, publicidade online, mídia impressa, entre outros. Lembre-se de considerar a integração de canais para uma abordagem omnicanal.

 

NOVE ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODEM FALTAR NA CAMPANHA DIA DAS MÃES 2024

Seleção de presentes por faixas de preço – Em primeiro lugar, a busca por presentes domina essa data. Então, facilite a decisão dos clientes oferecendo seleções de produtos divididos por faixas de preço. Destaque categorias especiais no site e envie e-mails direcionados, orientando o público sobre opções de presentes que se encaixam em diferentes orçamentos.

Brindes para compras acima de um valor – Uma excelente maneira de incrementar o ticket médio é oferecer brindes especiais para compras acima de um determinado valor. Certifique-se de que o brinde seja relevante para a data e comunique a promoção de forma eficaz em todos os canais de marketing.

Guia de presentes – Simplifique o processo de escolha para os clientes indecisos através de um guia de presentes no site. Aliás, uma grande oportunidade é trabalhar artigos, conteúdos e até mesmo o SEO on-page do seu site. Para isso, destaque produtos populares e sugestões de presentes adequados para diferentes tipos de mães, facilitando a decisão de compra.

Cupom de desconto – Ofereça cupons de desconto exclusivo para incentivar as compras e destacar produtos específicos. Utilize estratégias de segmentação para enviar cupons personalizados e comunique a oferta de forma atrativa em e-mails, SMS e RCS.

Captação de leads – Além de criar estratégias para vender mais para a sua base atual de clientes, é preciso pensar em maneiras de expandir sua base. Sendo assim, utilize pop-ups de captação de leads para oferecer conteúdo exclusivo, brindes ou descontos em troca do cadastro dos usuários. Essa estratégia simples pode atrair visitantes para o site e aumentar a base de leads para futuras campanhas.

E-mail marketing – Destaque-se na caixa de entrada dos clientes com títulos chamativos e conteúdo relevante. Utilize imagens relacionadas à data e mensagens para que dessa forma, você explore o apelo sentimental do Dia das Mães, incentivando a compra sem cair em clichês.

RCS e SMS – SMS e RCS são excelentes ferramentas para impulsionar as vendas no Dia das Mães. Elas são uma estratégia econômica e eficaz para alcançar seus clientes instantaneamente, garantir que sua mensagem chegue diretamente às mãos dos consumidores e assim, aumentando as vendas nesta ocasião tão especial. Aproveite esse formato ágil e direto para divulgar promoções exclusivas, compartilhar cupons de desconto, sendo assim, destaque uma seleção especial de produtos para a data ou ainda envie um lembrete gentil aos seus clientes, lembrando-os da importância de escolher o presente perfeito para suas mães.

Não seja apenas comercial – Nós sabemos que você quer aproveitar a campanha Dia das Mães para vender, mas, tome cuidado para não ser frio. Esta data é profundamente carregada de significado emocional para muitas pessoas, já que é uma oportunidade de expressar amor, gratidão e apreciação pelas mães e figuras maternas em suas vidas. Ao adotar uma abordagem sentimental e emotiva em sua campanha, você cria uma narrativa que ressoa com as experiências e sentimentos dos consumidores. Isso pode gerar um impacto emocional duradouro, fortalecendo a relação entre sua marca e seu público-alvo. Além disso, uma abordagem emocional tende a ser mais memorável e envolvente, o que pode levar a uma maior retenção de marca e lealdade do cliente.

Segmentações inteligentes – Uma campanha de Dia das Mães precisa considerar que o público-alvo geralmente não são as próprias mães. Enquanto em outras épocas do ano e em períodos normais para o varejo, o foco costuma ser a pessoa que necessita do produto, nesta ocasião, as ações devem se concentrar nos membros da família, já que são eles quem comprarão os presentes. Portanto, na hora de criar sua campanha lembre-se que você estará falando com esposos, esposas e filhos que desejam comprar presentes, crianças que buscam presentear suas mães, mães que desejam presentear suas próprias mães e sogras e mães que desejam presentear a si mesmas.

 

LISTENX TAMBÉM TEM DICAS PARA OS SUPERMERCADISTAS

“Planejar com antedecência as ações que serão feitas no Dia das Mães, é essencial para o sucesso e o aumento das vendas de qualquer negócio”, diz Nayara Santos – Marketing da Listenx, que acrescenta, que para vender mais no Dia das Mães é preciso planejar e preparar a loja. A criação de um ambiente de compras diferenciado envolve várias estratégias que vão desde o design e layout de loja, até ser capaz de oferecer uma experiência sensorial única para os clientes. Um ambiente agradável, no qual o cliente se sente bem, faz com que ele associe a sua marca a coisas boas, queira passar mais tempo na loja e até mesmo voltar.

Mas, além do design e do layout da loja, você também pode criar um ambiente único utilizando o marketing sensorial. Com ele, os sentidos são sutilmente estimulados, aumentando as chances de reconhecimento da marca, aumento da conexão entre marca e cliente, ajudando o consumidor a lembrar da marca. Estimular a audição também faz parte do preparo da sua loja para vender mais no Dia das Mães.

Prepare estratégias pensando nas mães modernas – Foi-se o tempo em que as mães gostavam de ganhar conjuntos de panela, talheres ou utensílios domésticos. Claro que algumas mães ainda gostam desses itens, mas você precisa agradar e alcançar um público mais amplo. Por isso, é preciso ter opções de presentes e ações publicitárias focadas nas mães modernas. Por isso, a nossa próxima recomendação é que você fuja dos clichês e pense em algo que possa atender a essa demanda.

Aposte na comunicação certeira com os clientes – Se tem uma coisa que você precisa se preocupar na hora de preparar a sua loja para vender mais no Dia das Mães é com a comunicação. Afinal, se você não conseguir se comunicar com os seus clientes de forma efetiva, de nada adianta ter as melhores estratégias e preparar as melhores ações.

A ListenX é líder nacional em ambientação musical e desde 2003 oferece soluções de acordo com os objetivos e necessidades de cada cliente de forma totalmente personalizada.

 

ORIGEM DO DIA DAS MÃES

A celebração do Dia das Mães tem raízes antigas na Grécia, onde Reia, considerada a mãe dos deuses, era honrada em uma grandiosa festa que marcava a chegada da primavera. No entanto, o termo “Dia das Mães” foi formalizado apenas no século XVII na Inglaterra, quando o quarto domingo da Quaresma, dedicado à Virgem Maria, passou a ser reconhecido como tal.

Mais tarde, em 1914, nos Estados Unidos, a data foi oficialmente reconhecida como um feriado nacional, graças aos esforços de Anna Jarvis, após o falecimento de sua mãe em 12 de maio de 1907. Esse mesmo dia tornou-se referência para o primeiro Dia das Mães no Brasil, celebrado em 1918.

Quatorze anos depois, o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães no Brasil. Desde então, essa data se tornou uma ocasião especial para homenagear e reconhecer o amor e a dedicação materna em todo o país.