Notícias

Vice-governador ressalta a importância da Abase

Prestigiaram o evento, autoridades como o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representando o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Turismo, Maurício Bacellar, o deputado federal Zé Neto, os vereadores da Câmara de Salvador, Cris Correia, Orlando Palinha, além de dezenas de fornecedores e convidados especiais, como Noberto Araújo, professora Conceição Fahel Vilas Boas.

Geraldo Júnior falou sobre a importância fundamental da Abase na história dos baianos e baianas em seus 50 anos de movimentação da economia. “A Abase tem uma importância fundamental para o setor varejista baiano, são 50 anos de tradição, de história e de movimentação da economia. Não há em que se falar em desenvolvimento econômico e regional se nós não tivermos a movimentação da indústria e da atividade empresarial, mas, acima de tudo, políticas públicas, social e inclusiva de participação. Não há que se falar na transição energética no processo de descarbonização de nossa economia se não tivermos uma justiça ambiental, a sustentabilidade e resiliência. Não há que se falar em justiça ambiental se não tivermos a justiça social”.

Disse ainda Geraldo Júnior que a Abase tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia do Estado e um reflexo na economia nacional. “O País vive um novo momento e o presidente Lula agora na COP28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) – falou sobre as mudanças climáticas e os reflexos que ela produz na economia e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lançou o mapa do hidrogênio verde na COP28 e com certeza é um marco na história do nosso Estado”.

Para os supermercadistas que estão começando, o vice-governador enfatizou que é preciso determinação, foco e, expectativa, em primeiro lugar, em um governo que transforma a vida das pessoas. “Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues por estabelecer políticas transversais de governo em suas diversas secretarias, seja no desenvolvimento econômico, seja na de turismo ou no desenvolvimento rural, através da SDR”.

Para Maurício Bacellar, secretário de Turismo do Estado da Bahia, o setor supermercadista tem uma importância muito grande num Estado com as dimensões da Bahia. “O setor supermercadista baiano é um setor que tem uma capilaridade muito grande e está nos 417 municípios ajudando na economia, e, isso quando se soma, mostra uma grande força na economia de nosso Estado e esses setores da economia têm reflexos também na atividade turística, porque empresas como supermercados estimulam equipamentos turísticos em seus municípios, a exemplo de hotéis, pousadas e restaurantes por conta da movimentação que fazem com os fornecedores”.

Sobre a interação do setor do varejo com o turismo, o secretário disse: “Como o turismo é uma atividade transversal, também interage com uma atividade tão importante como é o setor supermercadista e parabéns a Abase e o setor supermercadista da Bahia pelos seus 50 anos ajudando a crescer a economia do Estado”.

A vereadora de Salvador, Cris Correia (PSDB), parabenizou a Abase pelo trabalho em prol da economia do Estado.  “Essa associação que tanto contribui não somente para a cidade do Salvador, mas sobretudo para o Estado da Bahia, ela completa 50 anos. São 50 anos de história, de contribuição de muito trabalho e comprometimento social, porque o segmento supermercadista gera muito emprego nos 417 municípios da Bahia. Então, acho esse evento importantíssimo e fico muito feliz por estar aqui comemorando junto com a Abase e com os representantes do setor porque 50 anos não faz a qualquer momento e a qualquer dia”.

O deputado federal, Zé Neto (PT), falou da importância da Abase para o crescimento do setor supermercadista na Bahia. “A representação da Abase é superlegitima. Hoje, posso dizer que a Abase no Brasil é uma referência no setor supermercadista em trabalhar para fortalecer o setor produtivo supermercadista e a importância dos baianos e baianas nesse processo político de conquista. Parabéns pela organização da Abase durante esses 50 anos de existência e sempre conte comigo”.

Segundo Mauro Rocha, superintendente da Abase, é uma felicidade muito grande celebrar uma história de sucesso de uma associação para o Estado da Bahia e para o Brasil. “Fico muito feliz porque estamos celebrando uma história de uma associação muito séria, onde o seu fundador foi um grande visionário, Seo Mamede Paes Mendonça, e seus ex-presidentes são empresários competentes e isso é sempre um aprendizado para a gente. Muito feliz também por ter uma presidente mulher, a Amanda Vasconcelos, que tem uma outra visão, e assim, estamos sempre aprendendo porque o setor de supermercados vem se transformando cada vez mais.  Fico muito feliz por estar participando de um setor que emprega muita mão de obra e arrecada muitos impostos em nosso Estado e que podemos contar essa história tão linda que você (Benneh Amorin) participou e participa durante 29 anos”.