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Perdas em Supermercados

Está no DNA dos supermercadistas negociar, se relacionar bem com os clientes deixando-os satisfeitos, organizar uma loja e cuidar das despesas mas, gerir estoques e perdas é algo que não lhes é natural, mas precisa de muita atenção.

As perdas em supermercado, em alguns casos, (Pasmem!!!), representam um número superior ao lucro.

A última pesquisa nacional publicada, em um universo de 3 500 lojas, traz como referência 1,79% como índice de perdas totais sobre faturamento bruto. Esse número é baseado em empresas que têm em sua maioria, 72%, tem uma área específica para gestão e prevenção de perdas. Agora imagina em seu supermercado, onde esse assunto não é tratado, onde não há nem sequer um controle de verdade no recebimento ou controle efetivo dos estoques.

A maioria das perdas está nos setores perecíveis e tem em sua grande maioria:

  • Produtos avariados – 23%
  • Produtos impróprios para venda – 29,1%
  • Produtos vencidos – 37,4%

Agora eu pergunto, quanto você acha que perde na sua loja: 3% ou até mais?

Sem essa gestão, você está no escuro e pode estar comprometendo a saúde financeira do seu negócio.

Esse tema é tão importante nas empresas que responderam a pesquisa, que em 39% delas esse assunto está ligado diretamente à presidência ou diretoria do negócio.

De toda a perda que ocorre, somente 16% está relacionado a furtos externos ocorridos no interior da loja.  Os maiores problemas estão relacionados a erros administrativos, furtos internos, falta de processos bem definidos. Muitas vezes, para se inibir furtos externos, se promovem ações caras e onde realmente estão os problemas, qualquer real parece custar caro.

Se muitas vezes fica difícil negociar melhor com os fornecedores, saiba que talvez você consiga melhorar 1% suas margens de lucro com poucas ações e foco. Se você aumenta as vendas, só um percentual disso vira lucro, se você reduz perdas, como qualquer outra despesa, o valor integral se transforma em ganho.

Esse assunto é antigo, mas ainda não se vê na maioria dos casos a preocupação e a implantação de ações necessárias.

Pense nisso e aja.

 

ROGÉRIO MACHADO

Proprietário da Agillys Consultores & Associados, mentor, consultor, palestrante, professor e escritor –

@rogeriomachadomentor