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Fernanda Silveira fala das tendências da NRF (EUA) para os supermercados

A loja física voltou a ganhar uma importância fundamental na relação entre lojistas e clientes. A revelação foi feita pela consultora e especialista em varejo Fernanda Silveira em uma palestra, realizada na sede do Sebrae do Costa Azul, em Salvador, trazendo as principais tendências e oportunidades pós NRF – Retail’s Big Show 2023, tradicional evento promovido anualmente pela National Retail Federation (NRF), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 14 a 18 de janeiro.

Sócia-diretora da empresa Consultoria e Mentoria Fernanda Silveira, ela afirmou: “Na NRF foi colocado como um dos pontos fundamentais a ressurreição da loja física, voltando com força total, sendo colocada no centro das estratégias do varejo”. Fernanda ressaltou ainda, que o supermercadista é obrigado, cada vez mais, usar a tecnologia a seu favor, fazendo com que os funcionários dediquem mais tempo aos clientes, fornecendo-lhes uma experiência de compra mais personalizada.

A ressurreição da loja física consiste basicamente no estabelecimento de sua importância para forjar relações, se adaptando conforme os anseios do público, edificando modelos de negócios que sejam rentáveis, promovendo conexões emocionais. “Surpreender os clientes é a nova função da loja física”, sintetiza a consultora, destacando a importância de contar com os nano influenciadores, que também são YouTubers e produtores de conteúdo nas redes sociais, principalmente no Instagram, porém a principal característica deles está no número de seguidores ou inscritos. Os nano influenciadores possuem entre 1 mil a 10 mil seguidores ou inscritos. Além disso, normalmente são focados em um público mais específico e em um tema bem segmentado. As lojas físicas permanecerão relevantes e se tornarão mais estratégicas se não forem mais gerenciadas como pontos de vendas, pois elas são a ferramenta mais eficaz para adquirir e envolver os clientes. “Precisamos mudar o foco de produtos e operações para negócios realmente centrados no cliente”, ensina.

Essa mesma opinião é corroborada por Domenico de Sole, CEO da Tom Ford. “As pessoas amam visitar as lojas, traz vida e alegria. A loja física é muito importante, somos criaturas sociais, queremos o contato, tocar o produto, atenção exclusiva. Quando alguém te ajuda com seu visual, você compra coisa que não compraria sozinho”, afirmou.

Para Fernanda, é preciso pensar e executar a estratégia omnichannel, que consiste na preocupação com o cliente que costuma acessar tanto o ambiente presencial como o e-commerce. Importante também atentar para o exemplo das novas gerações, como a Geração Z, que valoriza mais a experiência do que a simples posse. “Eles promovem mais sustentabilidade, menos status e menos hierarquia. Querem participar mais, cocriar e personalizar seus produtos”, observa.

A consultora destacou ainda que este ano na NRF foram focados muitos pontos sempre voltados para as pessoas. “Foi muito forte esse ano a questão do voltar para a equipe, do cuidar dos times, de entender e conhecer muito bem o cliente para poder oferecer cada vez mais experiências personalizadas. A questão do sistema de gestão e sustentabilidade também foram muito fortes e também a necessidade de cada vez mais melhorar a experiência de compra, porque isso dita o jogo hoje”, destacou.

Ela salientou que essas tendências e oportunidades criam soluções que podem e devem ser implementadas nos supermercados. “Hoje a gente precisa se voltar para envolver mais o cliente na loja. A gente não vende mais só produtos, tem que vender a experiência, vender mais soluções e menos produtos. Como se consegue isso? Fazendo um mix com a curadoria muito assertiva de produtos, oferecendo um excelente atendimento, buscando conhecer melhor o seu consumidor, saber seus hábitos de consumo, saber se o sortimento da loja conversa com o cliente e cada vez mais personalizar essa experiência na loja”, ensina.

“Sobretudo utilizar os dados disponíveis, pois a cada transação no varejo são gerados muitos dados e hoje eles não são utilizados como deveriam ser e eu acho que os varejistas têm que se voltar para conhecer seus clientes, se voltar para esses dados, para a equipe, pois sem a experiência do colaborador não pode se falar numa experiência de compra positiva para o cliente”, concluiu.

                                                             Maior feira de varejo do mundo  

Na 2023, a NRF, considerada como a maior feira mundial voltada para o varejo, ditou tendências, compartilhando boas práticas para diversos segmentos. Em sua 113a edição, o foco do ano foi a retomada e o avanço do varejo mundialmente. Passaram por lá, mais de 35 mil participantes, oriundos de 75 países, sendo o Brasil o País, que mais levou delegações. Durante o evento foram realizadas 525 palestras, além de diversas atividades de relacionamentos. Outros pontos abordados por Fernanda foram as novas estratégias para novos tempos no varejo, como, por exemplo, o novo consumidor, o que mudou na perspectiva do shopper?, por exemplo. Chamou a atenção que ominconsumidor está presente em todos os lugares, que é um shopper hiperinformado, preocupado, habilitado digitalmente, se enxerga como parte da comunidade e espera uma integração da loja com o consumidor. Ela explicou que o varejo produz muitos dados a cada transação, a importância das redes sociais, de responder com agilidade em cada sazonalidade, curadoria de produtos com melhores preços – In & Outs, e que a resposta está sempre dentro do cliente.

Ela complementou que as novas expectativas do consumidor que se precisa conhecer são: Clientes mais impacientes, Tecnologia dando suporte à experiência, Personalização, Experiência no checkout sem fricção e pensar a tecnologia como solução no serviço ao cliente. Fernanda Silveira é fundadora e diretora da Consultoria e Mentoria Fernanda Silveira e teve, entre outras experiências profissionais passagens pelo Walmart, RedeMix e Hiperideal e Centro Sul.

                                                                        Fornecedores apoiadores

A palestra de Fernanda Silveria teve o apoio e o patrocínio de empresas como, Sebrae-Bahia, dentro do Programa Empreenda Salvador, Pão de Queijo Bon Ness, Arruda Distribuidora, com o Suco e Uva Pérgola, o Vinho Villa Campestre, Beats – Caipi Beats, Cerveja Blacks Princess.

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