Notícias

Certificação profissional como facilitador de treinamento para colaboradores

O empresário e mestre em Educação Profissional pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor, especialista e consultor de empresas, Roberto Sacramento, neste artigo procura mostrar para as empresas a necessidade em investir em treinamento e qualificação para os seus colaboradores, implementando Programas de Treinamento. Na sua avaliação, todo programa tem fundamentalmente 3 fases: preparação, execução e avaliação. Confira neste artigo de Roberto Sacramento, o caminho que sua empresa deve trilhar para crescer com os seus colaboradores.

Programas de Treinamento

Conjunto de conhecimentos relacionados a práticas laborais que são apresentados a determinado grupo de profissionais visando melhorar sua formação e ou atualização, para que o setor ou a empresa que promovem a ação obtenham melhorias em termos de qualidade de produtos e serviços, clima organizacional, rentabilidade e perenização.

Os programas de treinamento são ações de média ou longa duração e demandam investimentos de parte de quem promove e também vão requerer dedicação de quem usufrui.

O contraponto desse quadro é que as empresas que adotam programas de certificação do modo como explicitado adiante obtêm ganhos expressivos que superam largamente os investimentos na sua execução.

Dificuldades de Incremento

Elevado nível de investimento

Todo programa tem fundamentalmente 3 fases: preparação, execução e avaliação.

Na preparação são tratadas questões como a estrutura das aulas, seleção de instrutores, preparação dos conteúdos, local de execução e recursos audiovisuais, aspectos financeiros e captação de treinandos, entre outros.

Na execução é necessário apresentar os temas, acompanhar o andamento do progresso, avaliar os participantes, etc.

No final do programa os gestores precisam fazer uma avaliação geral, elaborar relatório constando os resultados obtidos, examinar e corrigir desvios, além de planejar as etapas futuras.

Com tantas atividades de elevada complexidade é natural que os programas de treinamento sejam mais facilmente implementados por grandes empresas ou por empresas de médio e pequeno porte agrupadas em um coletivo.

Duração

Dominar uma profissão requer treinamento para adquirir habilidades técnicas e não técnicas.

A quantidade de conteúdo é extensa e para ser apresentada com bom nível de absorção, utilizando uma gama variada de recursos humanos e materiais.

Devido a esse nível de complexidade os programas de treinamento possuem uma dotação de horas que não é pequena.

Por outro lado, as pessoas na atualidade são cada vez mais estimuladas a aspirarem resultados no curtíssimo prazo, fato que conflita com a duração que é adotada nos programas de treinamento.

Falta de motivação dos participantes

O mercado de trabalho está em constante transformação e esse fenômeno vem se apresentando nas décadas recentes de forma cada vez mais acelerada, fazendo surgir novas profissões, modificando e extinguindo profissões existentes.

Por outro lado, o acesso a educação pública em todos os níveis tem se precarizado, especialmente nos cursos de nível médio e fundamental, fazendo com que as pessoas cheguem na idade laboral com muitas lacunas de formação.

Vale lembrar mais uma possível influência na motivação para trabalhar, que são as lacunas de controle nos programas sociais de acesso à renda, que nem sempre conseguem contemplar aqueles que efetivamente precisam dos recursos.

Desse modo, pessoas aptas a buscar colocação e entrar no mercado de trabalho terminam sendo agraciadas com esses recursos e se acomodam tanto nos esforços de inserção no mundo do trabalho, quanto no aperfeiçoamento e atualização de suas competências.

Baixa Autoestima

Uma das principais consequências do item anterior é que muitas pessoas se candidatam para vagas de emprego encarando as oportunidades como transitórias, sem vocação, sem preparo, sem vontade e sem comprometimento.

Nesse quadro muitos trabalhadores ocupam vagas de maneira passageira, sem compromisso e sem a perspectiva de fazer carreira na empresa onde estão atuando.

A rotatividade é alta e o compromisso com metas e resultados é baixo, determinando um movimento em que todos perdem, empregado, empregador e sociedade.

Certificação Profissional

A certificação profissional é um processo contínuo de aferição das habilidades de trabalhadores de determinado grupo que possibilita classificar as aptidões de cada indivíduo em níveis.

Uma das formas de classificação prevê enquadramento nos níveis básico, médio e avançado.

O enquadramento é feito mediante inscrição no nível pretendido e realização de provas às quais os indivíduos se submetem periodicamente.

Cada indivíduo que obtiver a certificação pode permanecer com sua classificação ativada desde que se submeta e seja aprovado nos exames periódicos. Também pode pleitear subir de nível prestando exame para o nível imediatamente superior ao atual.

A certificação pode ser aplicada a uma categoria, sem subdivisões. Porém, quando uma categoria enfeixa uma quantidade muito grande e muito diversificada de conhecimentos pode haver a criação de subcategorias.

Cursos Preparatórios

Em paralelo aos programas de certificação é necessário disponibilizar acesso a cursos preparatórios específicos para cada nível de aptidão dentro de determinada categoria ou subcategoria. Esses cursos são em sua maioria na modalidade a distância ou semipresenciais.

Remuneração de Pessoal Certificado

A melhor alternativa de ativação de um programa de certificação é sua vinculação ao plano de cargos e salários e ou programas de incentivo da empresa.

Isso vai tornar perceptível aos profissionais que habitam determinada categoria os benefícios de se certificar criando círculo virtuoso no qual pessoas com baixo comprometimento e com poucas habilidades vão se motivar a participar de programas de treinamento para se submeterem a processos de certificação justamente porque vão aumentar sua renda.

Resultados Pretendidos

Esses profissionais fazem isso porque sabem que agindo assim vão poder acessar uma melhor remuneração dentro da categoria profissional onde atuam, com impactos positivos em suas vidas e na vida de suas famílias.

Para as empresas a existência de um programa de certificação, juntamente com um de treinamento, sendo ambos atrelados a planos de remuneração e incentivos, vai resultar em ganhos substanciais em produtividade, baixa rotatividade, elevado clima organizacional, com impacto direto na rentabilidade e solidez do negócio.