História do supermercadismo na Bahia começou com o sergipano Mamede Paes Mendonça
Ano 1959. Exatamente neste ano começa a brilhar com mais intensidade, a história empresarial do comerciante sergipano Mamede Paes Mendonça, que teria reflexo em todo o Brasil. Ele inaugurou na Rua Jogo do Carneiro, número 1, no bairro da Saúde, em Salvador, a sua primeira loja, no dia 2 de dezembro de 1959. Essa é a data oficial do início do surgimento dos Supermercados Paes Mendonça, que foi gerenciada pelo sobrinho de Mamede e cunhado, Pedro Oliveira, que casou, em primeiras núpcias, com Dona Tereza, irmã de D. Lindaura, esposa de Seo Mamede.
Façamos uma ressalva e justiça. A primeira loja de autosserviço, no entanto, foi aberta pela empresa Raul Schwab & Cia Ltda., em 1958. A loja número 2 veio em agosto de 1960, localizada no Edifício Oceania, no Farol da Barra, que foi absorvida, um ano depois, por Mamede Paes Mendonça, transformando-a na loja 2 do Grupo Paes Mendonça. Em 1961, abriu a terceira loja, a número 3, foi aberta na Rua Visconde São Lourenço, no Forte São Pedro.
Essa loja é de prazerosa e proveitosa lembrança para mim, Benneh Amorin, pois foi ali que comecei a minha trajetória no Grupo, como estoquista, liderado, na época por Jaime Paes Mendonça, filho caçula de Seo Mamede, como gerente do Departamento de Abastecimento do Grupo Paes Mendonça.
A saga do sergipano Mamede Paes Mendonça para enveredar pelo setor de supermercadista, ele mesmo relembrou várias vezes ao contar sua história. Eu mesmo a ouvi, como o seu assessor de imprensa, lá na matriz, Praça Conde dos Arcos, quando após me formar em jornalismo fui promovido de estoquista para jornalista.
Ele dizia que em uma viagem para a Argentina, onde fora comprar alpiste, produto que estava em falta no Brasil, ele viu as primeiras lojas de autosserviço, reforçada pela mesma visão que viu no Uruguai, na mesma viagem. Depois vieram as lojas da Baixa dos Sapateiros, número 4, e muitas outras ainda na década de 60. Na década de 1970, aconteceu a expansão e consolidação, atingindo até o final da década, cerca de 50 lojas.