Notícias

Super Revista homenageia a J. Macêdo e o seu fundador, José Dias de Macêdo

José Dias de Macêdo, nascido na cidade de Camocim(CE), em 08 de agosto de 1919, foi o fundador do Grupo J. Macêdo, em 09 de setembro de 1939 e, portanto, está comemorando 85 anos. A empresa cearense é uma das maiores companhias de alimentos do Brasil, sendo líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e misturas para bolos e uma das marcas mais importantes de massas do país.

A companhia também marca presença nos segmentos de fermentos químicos e biológicos, biscoitos, salgadinhos e sobremesas. Entre as marcas de destaque estão: Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Boa Sorte. Na Linha Profissional dedicada ao segmento B2B (Business-to-Business), mantém um portfolio com farinhas de panificação e transformação, misturas para pães e bolos, reforçador de farinha e fermento, entre outros.

Tudo começou com o seu fundador, José Dias de Macêdo, que formou-se em  Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi casado com Maria Proença de Macêdo por 64 anos, com quem teve oito filhos. Durante toda a vida, foi agraciado com homenagens e títulos de reconhecimento à atuação profissional, dentre eles o Troféu Sereia de Ouro, em 1976, oTítulo Honorífico de Cidadão de Fortaleza, a Medalha Ivens Dias Branco e o Destaque Empresarial e Medalha do Mérito Industrial.

Ele faleceu aos 99 anos, no dia 06 de dezembro de 2018. Além de empresário e industrial vivenciou a política partidária se elegendo por vários mandatos como deputado federal pelo Estado do Ceará. Chegou a ser suplente de senador, mas em 1971 deixou a vida pública passando a dedicar-se apenas a atividades empresariais. Em setembro de 2009 presidia as organizações J. Macedo.

José Macêdo também cultiva as letras e relatamos aqui alguns dos seus pensamentos, que nortearam a sua bem-sucedida trajetória empresarial, de pai de família e de ser humano que, aliás, tão bem traduzem a filosofia empresarial que norteia a trajetória do Grupo J.Macêdo: “Numa empresa todos são vendedores. E nada é mais importante para um vendedor do que honrar o que prometeu ao cliente.” –  “Costumo dizer que procurei em toda a minha vida cercar-me de profissionais melhores do que eu”. –  “Compartilhar as nossas descobertas é enriquecedor. Não acredito em quem guarda informações só para si.” – “Não gosto de pedantismos, de pessoas que ficam se mostrando, que querem ser mais importantes do que as outras”. – “O empresário tem que estar atento à função social da empresa, não só como contribuinte fiscal e pelas oportunidades de emprego que oferece, mas especialmente pela responsabilidade em termos de desenvolvimento econômico e de elevação do nível de bem-estar social.” “Mais importante do que o que eu digo é o que você entende (…) Me diga agora o que você entendeu do que lhe disse.”