Teobaldo Costa se diz muito feliz por reinaugurar sua loja do coração
Em entrevista ao repórter Eraldo Alves, da Super Revista, o presidente do Atakarejo, Teobaldo Costa, confessou que estava muito feliz por reinaugurar a sua primeira loja, que a considera como a Loja do seu Coração
Eraldo Alves: Teobaldo Costa, qual é a sua satisfação ao reinaugurar essa loja após 30 anos, onde tudo começou?
Teobaldo Costa: Essa loja é muito simbólica para o Atakarejo. Apesar de termos começado com uma barraca há 45 anos, esta loja em particular tem 30 anos de história. Começamos com uma simples barraca, depois abrimos uma padaria, e logo evoluímos para um mercadinho. E, há 30 anos, surgiu o nosso atacado, aqui mesmo, e hoje estamos reinaugurando a primeira loja Atakarejo. É uma grande satisfação e orgulho, um ato simbólico, pois esta loja foi o início de tudo. Através dela, o Atakarejo se transformou na maior rede de supermercados regional da Bahia e do Nordeste, sendo hoje a 23ª maior rede do Brasil.
EA: Teobaldo, a que você atribui esse fortalecimento das redes regionais no Estado?
TC: O supermercado regional tem uma grande vantagem por ser da própria região. Conhecemos a cultura, os costumes dos baianos, e isso facilita muito. O diferencial das redes regionais também está no fato de que o dono está perto do cliente, sabe o que ele gosta, o que ele quer. Nós estamos no “chão de loja” diariamente. As multinacionais não têm essa presença, essa proximidade, que é um grande diferencial das regionais.
EA: O que explica o grande número de consumidores prestigiando a reinauguração da loja? Qual é o diferencial da Rede?
TC: O Atakarejo, com suas 22 lojas em Salvador e 32 em toda a Bahia, tem uma relação forte com os consumidores. Esta loja, em especial, é a primeira, e tem um lugar especial na memória dos nossos clientes. Mesmo após ter ficado seis meses fechada, há um carinho especial por ela. Além disso, em todas as inaugurações do Atakarejo, é sempre uma festa, porque nossos preços já são baixos e, em uma inauguração, são ainda mais atraentes.
EA: Quantos empregos diretos essa loja matriz está gerando?
TC: A loja matriz, no setor administrativo, está empregando 500 pessoas, e mais 350 diretamente na operação da loja. Isso significa cerca de 850 empregos diretos.
EA: E em toda a Rede Atakarejo, quantos empregos diretos são gerados?
TC: Hoje, a Rede Atakarejo conta com mais de 10 mil funcionários com carteira assinada.
EA: A Rede Atakarejo tem um foco social e também investe no menor aprendiz e no primeiro emprego. Fale um pouco sobre esses projetos.
TC: Nós damos muitas oportunidades para o primeiro emprego, especialmente para os jovens que estão começando no mercado de trabalho. Esses jovens chegam cheios de garra e energia, e nós os formamos, desenvolvemos, treinamos e capacitamos. No Atakarejo, eles aprendem, crescem e fazem carreira. Nossa gestão é baseada na meritocracia, e lideramos dando exemplo, acompanhando de perto, ajudando e ensinando. Quem trabalha no Atakarejo sai preparado para a vida.
EA: Qual é o conselho que você dá para os novos supermercadistas que estão começando?
TC: Sempre digo que o segredo do sucesso é o trabalho, o trabalho e mais trabalho. Claro, é importante estudar, conhecer bem o setor e estar preparado. Mas, principalmente no começo, quando somos pequenos, é preciso trabalhar muito e estar presente no negócio. Abrir e fechar o próprio negócio e entender a fundo como ele funciona. Se fizer isso, o sucesso virá naturalmente.