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Quem vai trabalhar nos supermercados em um futuro muito próximo?

Uma das maiores, se não a maior dificuldade atualmente nos supermercados é contratar e reter mão de obra. Em qualquer supermercado no Brasil que se entre, faltam pessoas para trabalhar. Talvez a dificuldade seja a remuneração ou uma jornada de trabalho que invade noites, finais de semana e feriados. Embora que outros segmentos da economia com melhor remuneração e trabalho só em dias da semana, também tenham a mesma dificuldade. O que estimula jovens mais desapegados de coisas que as gerações anteriores? Como competir com o trabalho remoto? Se isso já não fosse preocupante, vem aí uma geração mais conectada a um mundo digital.

A geração Alpha, nascidos entre 2010-2025, cresceu com acesso a todas as plataformas digitais. Como manter o interesse e motivação desses jovens no ambiente de trabalho? Embora esses jovens ainda não tenham ingressado amplamente no mercado de trabalho, especialistas já discutem sobre os reflexos disso no âmbito profissional. O imediatismo e o hábito de ter boa parte das relações mediadas por telas pode levar a frustrações no mercado de trabalho.

Eles lidam com interações muito rápidas o tempo todo, e no mundo real as coisas não funcionam bem assim, não se comportam com essa velocidade. Isso faz com que a interação com o mundo real seja um pouco frustrante e gera dificuldades que as gerações passadas não tinham. Pode ser que essa geração prefira evitar o trabalho presencial e optar pelas vagas remotas, por exemplo.

Por outro lado, a consciência social e ambiental é algo muito valorizado pela geração Alpha, o que pode orientar as escolhas profissionais e gerar impacto positivo no mercado de trabalho. Isso pode contribuir para promover amplamente a diversidade, inclusão e sustentabilidade nas organizações, em um futuro próximo.

Passou da hora de pensarmos fora da caixa e mudar a nossa forma de condução no RH. Desenvolver, estimular, criar processos com controles mais interativos, pensar no ambiente de descanso, incluí-los nas decisões, propor competições saudáveis, entre outras formas, poderá contribuir. Estude porque vão embora da sua empresa, para onde vão quando saem? No futuro a automação vai ajudar bastante, mas agora é preciso levar isso a sério. Afinal, esse é o recurso mais caro e mais valioso do seu supermercado.

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ROGÉRIO MACHADO

Proprietário da Agillys Consultores & Associados, mentor, consultor, palestrante, professor e escritor –  @rogeriomachadomentor