Puro Mel Apis Valverde chega às redes de supermercados de Salvador
O Puro Mel Apis Valverde, produzido no extremo sul da Bahia, está expandindo sua presença nas redes de supermercados de Salvador. Mateus Valverde, CEO da Apis Valverde, e Wladimir Paixão, representante comercial da marca na capital baiana, visitaram a redação da Super Revista para divulgar os produtos da marca.
Além de estar disponível em toda a Bahia, os consumidores também podem encontrar o mel e seus derivados em estados como Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Mateus Valverde contou como a produção de mel começou na propriedade da família, localizada em Eunápolis.
“A nossa empresa é familiar e iniciamos as primeiras colmeias em 2003, em uma fazenda no município de Eunápolis, extremo sul da Bahia. Observamos um aumento no número de enxames em nossa fazenda, que até causavam problemas aos funcionários e animais. Descobrimos que a região tinha uma florada rica e ideal para a produção de mel, e assim nasceu a ideia do negócio”, explicou.
O CEO da Apis Valverde lembrou que o primeiro enxame capturado na fazenda produziu 80 kg de mel em apenas três meses. “Esse foi o ponto de partida. Ficamos motivados a expandir e, em dois anos, já tínhamos uma produção significativa, com uma estrutura para realizar todo o processo de extração, filtragem, embalagem e distribuição. Em 2005, montamos a unidade com Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, contou Valverde.
Sobre as características do mel produzido pela Apis Valverde, Mateus destacou o cuidado com a qualidade. “Temos floradas de eucalipto, café e aroeira no norte de Minas, além de regiões silvestres sem defensivos agrícolas, o que garante um mel puro e de excelente sabor. Na nossa fazenda em Eunápolis, a produção é feita com floradas silvestres da Mata Atlântica, muito apreciadas no mercado nacional e internacional, principalmente por consumidores europeus e americanos.”
Além de atender o mercado interno, a Apis Valverde está apta para exportar seus produtos. “Estamos há 19 anos no mercado e sempre prezamos pela higiene e qualidade no manejo do mel. Nossos primeiros clientes foram supermercadistas, e muitos continuam fiéis à nossa marca até hoje”, comentou o CEO.
Mateus Valverde também falou sobre a origem das abelhas que produzem o mel Apis Valverde. “As abelhas europeias foram trazidas ao Brasil pelos padres jesuítas, e mais tarde, colônias africanas foram introduzidas por um pesquisador brasileiro. Com o tempo, essas abelhas se cruzaram, criando a espécie mista que conhecemos hoje: a Apis mellifera europeia africanizada.”
O CEO destacou o crescimento no consumo de mel, especialmente após a pandemia. “As pessoas passaram a valorizar uma alimentação mais natural e perceberam os benefícios do mel puro para fortalecer a imunidade. Isso impulsionou o mercado, e nossos parceiros supermercadistas têm acreditado e investido no nosso produto, disponibilizando mel, própolis e outros derivados para os consumidores.”
Mateus Valverde fez questão de frisar que o mel Apis Valverde é 100% natural. “As abelhas produzem o mel a partir do néctar das flores. Nós apenas coletamos o mel em favos, o centrifugamos e o filtramos. Depois, o mel passa por um processo de decantação de 48 horas, que remove qualquer resíduo de cera. Finalmente, ele é envasado, sem adição de qualquer produto ou aditivo.”
A Apis Valverde, empresa familiar fundada em 2003 por Eliés Valverde, começou com apenas três colmeias e hoje é a maior produtora individual de mel da Bahia, consolidando-se no mercado nacional e internacional com produtos de alta qualidade.