Artigos

O que todo supermercado precisa saber: Top 4 do que não vai passar despercebido pela Vigilância Sanitária

A Abase recebeu a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) em um proveitoso encontro no último dia 23 de maio de 2024, que simbolizou a primeira rodada de uma série de diálogos sobre questões sanitárias no setor supermercadista. A iniciativa da Abase busca a manutenção de um ponto de contato direto e aberto entre a Visa – órgão regulatório que participa do dia a dia dos estabelecimentos supermercadistas – e a equipe técnica responsável por pensar e implementar uma rotina que atenda às boas práticas sanitárias.

Como parte do diálogo aberto, o setor questionou à Visa: se fosse para listarmos o que não pode ser esquecido por um supermercado, o que pode ser indicado como verdadeiros pontos de atenção?

Segue, em primeira mão, o que você, supermercado, não pode deixar passar despercebido:

(1) Mantenha a temperatura dos refrigeradores sob controle

Salvador é uma cidade de clima quente. A elevação da temperatura a partir do início do dia influi na temperatura ideal que os refrigeradores precisam para manter a qualidade dos alimentos refrigerados, evitando descongelamento/recongelamento.

A Visa recomenda que os supermercados realizem um controle contínuo da temperatura nos aparelhos de refrigeração. Os fiscais vão sempre verificar a sua planilha de controle de temperatura.

(2) Adeus aos vetores e pragas

Lupa grande dos fiscais sobre este assunto. Alimento atrai vetores. Realize a higienização regular dos utensílios, retire objetos que estejam em desuso e organize os ambientes.

A Visa também sugere a utilização de ralos com grelhas escamoteáveis e a proteção das aberturas voltadas ao exterior. Essas medidas ajudam a evitar a presença de vetores e pragas urbanas no estabelecimento.

(3) Açougue dentro dos padrões

Açougue é um ambiente crítico para as fiscalizações sanitárias. Sempre será verificado. Os produtos de origem animal devem ter o selo de inspeção e a área de manipulação deve ser limpa e organizada. É essencial monitorar as condições da máquina de moer e armazenar as carnes em locais protegidos e devidamente refrigerados.

(4) Evite contaminações cruzadas

Preocupações com alergias e doenças decorrentes de contaminação entre alimentos é cada vez mais expressiva. Para evitar contaminações cruzadas, os supermercados devem manter a área de manipulação de alimentos limpa e organizada. A Visa recomenda a instalação de pias exclusivas para lavagem de mãos nessas áreas, garantindo a higienização constante dos operadores.