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Varejo de alimentos, a hora da sucessão

Ainda temos grande parte das empresas supermercadistas conduzidas por seus fundadores e a maioria destes, começou o seu negócio de forma totalmente analógica. Estes, exímios comerciantes, prosperaram, fizeram seus negócios evoluir, graças ao seu empenho e grande senso de oportunidade, porém em algum momento, terão que fazer o processo de sucessão para garantir a sustentabilidade e continuidade do negócio.

Quando montaram seu negócio, os proprietários tinham como motivação a sobrevivência e por isso, trabalhavam grandes jornadas, sob forte pressão, deixando o lazer e o descanso de lado. Será que os herdeiros têm a mesma motivação? Provavelmente não, pois seus pais lhes proporcionaram estudo em bons colégios e deram condições que lhes permitem fazer escolhas, nem sempre a continuação do negócio de família.

Para animar esses jovens bem formados, o certo é abrir caminho para que eles percebam a evolução do varejo e se sintam desafiados a fazer a transição para esse mundo digital. Comece permitindo que seu filho entenda seu negócio, criando um treinamento estruturado e bem organizado, com etapas bem definidas e avaliações periódicas. Prontos, permita que gerenciem novos projetos como delivery e loja smart. A tecnologia os estimula e novos canais de compras nos supermercados já são uma realidade. Isso poderá ser um ensaio para que evoluam, gerem resultados e possam em algum momento ganhar a confiança dos pais e assumir o negócio inteiro. Mas você não precisa sair 100% da gestão do negócio, pode atuar como um mentor, orientando nos assuntos mais estratégicos.

O bom líder é aquele que forma sucessores.

ROGÉRIO MACHADO

Proprietário da Agillys Consultores & Associados, mentor, consultor, palestrante, professor e escritor – @rogeriomachadomentor