Abase é notícia

Ex-presidentes falam da história da ABASE

Amanda Vasconcelos, presidente da Abase e diretora do Hiperideal, agradeceu a todos os presentes na festa, e convidou os ex-presidentes da Abase (João Gualberto, Teobaldo Costa, Joel Feldman, João Cláudio Andrade, Humberto Souza e Luiz Fernando Mathias) para junto com ela contar um pouco da experiência de cada um à frente da Associação.

Para o supermercadista e sócio da Rede Hiperideal, João Gualberto, a grande importância deste momento é além de estar premiando os Líderes de Vendas é celebrar os 50 anos de uma associação de comércio que começou lá atrás, em 1956, com o primeiro supermercado na Bahia.  Segundo ele, em 1976 já existia a Abase congregando todos os supermercadistas da época que não eram muitos, “mas cada vez mais consolidava os supermercados e também a Abase, uma associação que tem alternância dos presidentes e defende os interesses republicanos dos seus associados”

Nos 50 anos da Abase, Humberto Souza, ex-presidente, agradeceu ao supermercadista Paes Mendonça por inseri-lo no setor supermercadista. “Paes Mendonça foi um grande incentivador e uma pessoa que proporcionou condições para que a gente nos preparasse e estudasse. Isso é a base de uma sociedade, as pessoas têm que se instruírem e se capacitar para desempenhar melhor as suas atividades e ser melhor para a sociedade e para si próprio”, enfatizou.

Conforme o empresário Teobaldo Costa, fundador da Rede Atakarejo, a Abase é uma entidade plural no ramo de supermercados. “Tenho um orgulho muito grande de fazer parte desta associação e ter participado da trajetória deste setor que é de grande importância para o Estado da Bahia e contribui tanto para o crescimento e desenvolvimento da economia regional e esse prêmio foi criado para fazer o reconhecimento dos fornecedores das grandes marcas que lideram aqui no Estado da Bahia”.

Sobre o crescimento da Abase ao longo dos anos, Teobaldo Costa respondeu: “O crescimento da Abase foi uma construção em que todos participaram, pequenos, médios e grandes supermercadistas. A Abase é uma entidade que é um exemplo para todo o Brasil: de gestão, de transparência, de democracia e de profissionalismo, onde todos têm acesso e faz um trabalho muito relevante para ajudar os pequenos e médios supermercadistas a crescerem, desenvolverem e prosperarem”.

O ex-presidente da Abase, Luiz Fernando, falou de sua satisfação em poder ter dirigido a Abase ainda quando a entidade estava com 20 anos de existência. “Entrei na Abase à época de seu Ailton e na gestão de João Gualberto, que fez uma gestão moderna e transformadora. Pude contribuir com muitas ações e a interiorização da Abase. Acredito que a Abase foi muito privilegiada com os presidentes que passaram por ela, uma entidade extremamente transparente e não é à toa que se transformou em uma das associações mais respeitadas em todo o Brasil pela sua seriedade e o seu trabalho em prol de seus associados”.

Luiz Fernando falou também da inspiração que o Seo Mamede Paes Mendonça foi para toda uma geração que começava a trabalhar no ramo supermercadista. “Seo Mamede Paes Mendonça é uma inspiração para todos que continuaram no ramo supermercadista e foi um homem que muito nos ajudou”.

“Hoje é uma noite especial, estamos comemorando os 50 anos da Abase, celebrando uma associação tão bem fundada e constituída por Seo Mamede, a qual presidi durante quatro anos, então, é uma satisfação enorme ter hoje meu nome na história da Abase como ex-presidente. Um dia importante também porque estamos entregando o troféu Líderes de Vendas, que são marcas líderes no Estado com a leitura da Scanntech. Quero parabenizar a todos os vencedores desta noite, e dizer que o setor de supermercado estar aqui para consolidar a liderança de marca, colocando os clientes para acessar essas marcas nas gôndolas, e também a Abase e todos os fornecedores aqui presentes e todo o setor supermercadista baiano que está completando 50 anos”, ressaltou João Cláudio Andrade, o Joãosinho, ex-presidente da Abase e sócio-diretor da RedeMix.

Segundo o supermercadista Joel Feldman, presidente da Cesta do Povo, que também esteve à frente da Abase, essa festa é uma confraternização e uma celebração de cinco décadas de um setor que cresce, se defende, se desenvolve e que é um orgulho para o baiano e a Abase é o orgulho do setor supermercadista de todo o Brasil.