ABASE comemora seus 50 anos em grande estilo
A presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Amanda Vasconcelos, primeira mulher a presidir a entidade, falou da importância de celebrar os 50 anos da Associação em grande estilo e da sua satisfação em comemorar ao lado dos ex-presidentes. O evento aconteceu no dia 7 de dezembro, no Solar Cunha Guedes Cerimonial, bairro Corredor da Vitória, em Salvador. Na ocasião, foram premiados os Líderes de Vendas 2023; o Estande Destaque da Superbahia, que ficou com a Tia Sônia, e a Empresa Destaque do Ano, Raymundo da Fonte.
“É uma festa para celebrar nossos 50 anos e, por isso, resolvemos, no evento, realizar tembém a entrega da premiação Líderes de Vendas, em uma superfesta para comemorar data tão importante. Essa é uma associação respeitada e que já foi presidida por grandes nomes do varejo. Portanto, é uma emoção enorme estar aqui hoje, eu que cresci nos corredores dos supermercados desde pequenininha. Para mim é um orgulho, satisfação e uma emoção sem igual comemorar tão singela data ao lado dos ex-presidentes que fizeram história à frente da Abase”, ressaltou ela.
O ano era o de 1973 e no dia 28 de abril de 1973 foi fundada a Associação Bahiana e Sergipana de Supermercados – Abase. O movimento foi liderado por Seo Mamede Paes Mendonça, então o mais proeminente supermercadista da Bahia e do Brasil, fundador e presidente do Grupo Paes Mendonça, juntamente com o Seu Manoel e Andônio Andrade; e por Seu Gentil Barbosa, ilustre fundador da Rede de Supermercados GBarbosa, juntamente com Seu Noel Barbosa, esses expoentes lá em Sergipe.
Outros proeminentes supermercadistas baianos, também marcaram a história dos supermercados da Bahia, como Etelvir Dantas, Supermercados Pinguim, sediado em Juazeiro, Dermeval Vilas Boas e Agnelo Pereira, Supermercados União, sediado em Jacobina; Pedro Moraes, Suprilar (Vitória da Conquista), Armando Cardoso, Supermercados Cardoso (Jequié); Ailton de Melo Messias, Supermercados Messias (Itabuna) e em Salvador, Celso Cintra, Supermecados Cintra, A Vasquez, H. Parada (Paradela), Bouzas, Unimar, entre outros.
No decorrer dos anos outros nomes viriam figurar na lista de supermercadistas como Miguel Dantas (Itão-Itabuna); Roberto Almeida, Cruz das Almas; Supermercados Meira (Ilhéus) os irmãos Hosanah e Itamar Goes Fontes; João Gualberto Vasconcelos e Humberto Souza; Teobaldo Luiz da Costa, João Cláudio Nunes e seus sócios, esses em Salvador. Além desses, muitos outros, espalhados pelo interior da Bahia, também contribuíram para o que é hoje a Abase. Vale ressaltar que, apesar da criação da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), em 01 de janeiro 1978, pelo empresário Gentil Barbosa de Jesus, a Abase manteve a sigla, logicamente, excluindo o nome Sergipana.