Impacto da marca na jornada de compra do cliente foi o tema da palestra do CEO da SA + Trade
O impacto que a marca tem na jornada de compra do cliente faz parte do trade”, disse Eduardo Jaime, CEO da SA + Trade, um dos participantes de mais uma edição do Workshop Trade para as redes de supermercados associadas, realizado na sede da Abase, no bairro de Armação, em Salvador. “A gente está lançando o calendário 2025 hoje, aqui na Bahia, em Salvador, junto com a Abase. A SA + Trade tem um propósito de desenvolver o trade marketing no varejo alimentar. Então, toda essa jornada, o impacto que a marca tem na jornada de compra do cliente faz parte do trade”.
Segundo Eduardo Jaime, atualmente, estamos discutindo as relações entre indústria e varejo, o gerenciamento por categoria, como é que você faz que a gôndola venda mais e melhor. A gente está falando de retail media, de calendário promocional, de como você ter um trade estratégico e não mais operacional. Então, é um momento de debate para que os times do varejo venham para cá e a gente consiga voltar para o nosso negócio com a cabeça cheia de ideias dentro dessas provocações que superprofissionais estão aqui trazendo hoje.
Retail media é uma estratégia de publicidade onde marcas podem anunciar seus produtos em espaços publicitários ou canais de vendas de varejistas, seja em plataformas online como sites e aplicativos, ou em lojas físicas. Essa estratégia permite que as marcas alcancem consumidores em pontos de contato relevantes com o processo de compra, aumentando a visibilidade dos produtos e influenciando a decisão de compra.
Questionado da importância dos supermercadistas participarem do Workshop Trade, ele disse: “Quero, inclusive, dar um agradecimento especial a Amanda Vasconcelos, que é a nossa presidente aqui na Abase e do Hiperideal. Foi ela que me provocou para este evento. O compromisso do empresário é capacitar seus times, então a gente tem que investir um tempo dentro do horário comercial para que os nossos times venham e consigam captar todo esse conteúdo que a gente está disponibilizando. É uma honra muito grande poder contar com o apoio da Amanda, do Demétrio, do Joãosinho e de todo o time que está à frente da Abase, a associação que representa os supermercados e tendo todo o time aqui para poder discutir uma área tão importante para o negócio. Porque o trade, na realidade, é venda no caixa, é venda na última linha, é onde você consegue transformar e executar as estratégias em negócios”.
Indagado de qual a sua avaliação hoje das redes de supermercados baianas e como elas estão interagindo com a tecnologia e com o marketing, ele respondeu: “Na verdade, o fórum regional Integração Varejo Indústria que acontece com a SA + Ecossistema de Varejo, junto com a Feira da Superbahia aqui em Salvador, é um dos principais fóruns que acontecem no Brasil. O varejista vem em peso, a indústria vem em peso, porque realmente é uma região de um potencial muito grande do varejo alimentar, regionalmente falando, são redes importantes para o cenário e quando eles vêm, eles vêm debater, vêm preparados para debater com a indústria o que melhorar nessa relação de performance junto ao melhor mix, à margem, e como a gente fazer para o cliente ter um produto a mais na cesta, comprar mais, comprar melhor, comprar com mais qualidade, com mais recorrência”, finalizou.
Com mais de 20 anos de experiência em Trade Marketing e Vendas, Eduardo Jaime construiu uma trajetória sólida com um objetivo claro: fortalecer e valorizar o Trade no mercado brasileiro. Em 2023, tornei-me CEO da SA + Trade, uma das nove frentes de negócio da SA + Ecossistema de Varejo, fundada por Sérgio Alvim.