Destaque

Uma justa homenagem da família ao legado do fundador da São Braz, José Carlos da Silva Júnior

Uma justa e singela homenagem dos descendentes, diretores e colaboradores, ao legado deixado pelo fundador do Grupo São Braz, empresário, senador da República e vice-governador do Estado da Paraíba,  José Carlos da Silva Júnior. A homenagem aconteceu momentos após os discursos da solenidade de inauguração da fábrica, em Conceição do Jacuípe, na Bahia.

A homenagem foi prestada com o descerramento de uma placa, feita pelo governador Jerônimo Rodrigues; pelo presidente do Conselho da São Braz, Eduardo de Oliveira Carlos da Silva, e pelo presidente da empresa, Leonel Freire, respectivamente, filho e genro do homenageado. O ato foi acompanhado por familiares e autoridades, entre estas, o senador Efraim Filho, o ministro Rui Costa, deputada Lídice da Mata, a prefeita Tânia Yoshida, o secretário Ângelo Almeida etc.

O que diz a placa

“Um sonho que se torna legado” – “Em 1951, José Carlos da Silva Júnior (1926-2021), vislumbrou um futuro onde desenvolvimento e qualidade caminhavam lado a lado. Com a visão empreendedora e determinação incansável, fundou em Campina Grande, na Paraíba, a São Braz – uma indústria que não apenas elevaria os padrões de produção de alimentos, mas também impulsionaria o progresso da região.

Seu compromisso com a inovação, com a excelência e com os consumidores transformou esse sonho em realidade. A São Braz cresceu, conquistou a confiança de milhões de nordestinos e consolidou-se como uma das mais respeitadas indústrias alimentícias do Brasil.

Hoje, esse legado se fortalece com um novo marco: a inauguração da unidade industrial na Bahia. Mais que uma expansão produtiva e tecnológica, essa obra é a concretização dos valores que continuam a guiar a empresa e seus acionistas – um testemunho da crença no potencial do Nordeste e na força de sua gente.

Essa conquista honra o passado, celebra o presente e abre caminho para o futuro. Com a mesma essência que a fez grande, a São Braz segue inovando e evoluindo, fiel ao legado de perseverança de um líder que ousou sonhar e transformar seu sonho em realidade.

Conceição do Jacuípe, 28 de março de 2025. Inauguração da Unidade Industrial da São Braz na Bahia.” Assinam a placa, Eduardo de Oliveira Carlos da Silva – Presidente do Conselho; Eliane de Oliveira Carlos da Silva Freire – Conselheira; Ricardo de Oliveira Carlos da Silva – Conselheiro; e Francisco Leonel Pereira Freire – Diretor-Presidente.

O presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, o empresário e político José Carlos da Silva Júnior, foi uma personalidade das mais proemientens do Estado da Paraíba. Ele nasceu em Campina Grande, em 16 de junho de 1926. Filho de José Carlos da Silva e Maria Rosa da Silva, formou-se em contabilidade e construiu a vida profissional como empresário nos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo.

 

Faleceu em São Paulo, aos 94 anos, no dia 5 de março, de uma parada cardiorespiratória, no Hospital Sírio Libanês, em decorrência da Covid-19. Era viúvo da Senhora Virgília Henriques de Oliveira Carlos, falecida, aos 89 anos, em João Pessoa, no 21 de janeiro de 2015. Da união do casal nasceram Eduardo Carlos, Ricardo Carlos e Eliane Freire.