Abase é notícia

Tecnologia para o setor de supermercados foi o tema do Workshop Abase Conectada

O evento Abase Conectada aconteceu na sede da Associação, no bairro de Armação, em Salvador, no dia 10 de abril. A iniciativa reuniu especialistas em tecnologia voltada para o setor de varejo, além de supermercadistas baianos e fornecedores, que tiveram a oportunidade de conferir de perto palestras repletas de novidades e estratégias para impulsionar suas lojas.

A abertura do evento foi feita por Joel Feldman, presidente da Cesta do Povo, que representou Amanda Vasconcelos, presidente da Abase. Feldman destacou a importância do Abase Conectada para o setor varejista, ressaltando os efeitos positivos da tecnologia na modernização e preparação dos supermercados na era digital.

Ele comentou: “É um prestígio estar aqui no Abase Conectada, um evento de tecnologia voltado para o varejo, que oferece conteúdo de altíssimo nível, com as novidades mais modernas do Brasil e do mundo. Quem não pôde comparecer hoje, pode assistir pelos canais da Super Revista e conferir o que há de mais avançado em tecnologia para o setor.”

Quando questionado sobre a ênfase que sempre dá ao conhecimento e qual mensagem passa aos supermercadistas que ainda não perceberam a importância da tecnologia para o crescimento do negócio, Feldman respondeu:

“O supermercadista precisa, com urgência, olhar para o que a tecnologia pode fazer pelo seu supermercado. É muito difícil prosperar nos dias atuais sem investir em tecnologia, seja para pesquisa de preço, gestão do trade, atendimento ao cliente ou eficiência operacional. Hoje, a tecnologia está mais acessível e mais barata do que nunca, e essa é uma oportunidade que não dá para perder. Competir em alto nível sem investir em tecnologia é muito difícil.”

Sobre o segredo do sucesso no varejo, Feldman comparou a fórmula a uma receita de bolo: “Cada um tem sua receita, seu jeito de fazer. O importante é ser um gestor de controle, eficiência e gestão de custos. A margem do supermercado é pequena, então o foco deve estar em conhecer e gerenciar bem os custos. Vender mais é importante, mas antes de tudo, é preciso controlar a sua empresa.”

Ao falar sobre o mercado regional da Bahia, Feldman afirmou que vive seu melhor momento: “Acredito que estamos vivendo o melhor momento da história do varejo na Bahia. Depois de anos concorrendo com gigantes e enfrentando dificuldades, hoje temos condições de disputar em igualdade — e até em superioridade — com as maiores empresas do mundo. Recentemente, compramos 10 lojas do Carrefour, maior rede do Brasil, o que demonstra a força do varejo regional. A maior empresa de varejo na Bahia é um atacarejo de um empresário baiano, o que enche de orgulho. O setor está realmente em um momento excelente.”

Feldman agradeceu à Super Revista e ao programa Fala Benneh por serem canais essenciais na divulgação do setor varejista no Nordeste. Ele comentou: “Obrigado mais uma vez à Super Revista e ao Fala Benneh por estarem presentes em todas as agendas do setor varejista, sempre divulgando notícias de interesse para os supermercadistas, distribuidores e a indústria.”

Mauro Rocha, superintendente da Abase, destacou a importância do evento: “O Abase Conectada já está em sua 5ª edição e, desde o início da pandemia, a Associação tem se dedicado a oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para o setor varejista. Agradecemos às empresas parceiras que trouxeram temas diversos na área de tecnologia para discutir com nossos associados, fortalecendo ainda mais o nosso setor.” Mauro Rocha disse ainda: “Nosso objetivo é sempre buscar inovação e atualização para nossos associados, promovendo um ambiente de troca de conhecimento e crescimento contínuo.”