A festa quente que todo Nordeste comemora com muita bebida, deliciosas comidas típicas e muito forró
Festa mais popular do Nordeste e talvez uma das mais populares de todo o Brasil, o São João já está chegando e com ele surge uma ótima chance de melhorar as vendas dos supermercados.
Mas, para que isso aconteça, é preciso desenvolver as ações corretas e planejá-las com antecedência para que elas funcionem da melhor maneira possível. Por isso, é muito importante ter um calendário promocional, que vai ajudar no planejamento dessas ações para atingir os resultados desejados.
As festas juninas – aí incluídas São João, Santo Antônio e São Pedro – duram praticamente o mês todo e possuem vários produtos típicos, se configurando em excelentes oportunidades que podem ser exploradas. Entre os principais ingredientes de várias receitas estão milho, arroz e amendoim, por exemplo. Sem falar dos produtos que já possuem uma grande popularidade como pé de moleque, pipoca e pamonha.
Trabalhar com a criação de ações para melhorar as vendas em supermercados são atividades que precisam ser feitas. A comemoração de São João pode ser aproveitada pela loja para impulsionar alguns setores.
Criar um encarte temático, por exemplo, pode ser uma ótima estratégia para impulsionar as vendas. Aí podem estar incluídos os produtos típicos da data e outros relacionados, como as bebidas.
Uma outra opção é promover festas durante o período no interior do supermercado, com degustações de vários produtos típicos como bolo de milho, cuscuz, pipoca, arroz doce, pamonha e canjica, além de apresentar música ao vivo. Para convidar os clientes para irem até a loja podem ser utilizadas as redes sociais divulgando a realização de promoções especiais.
As festas juninas são excelentes oportunidades de se consumir quentão e vinhos. O licor também é a cara do São João e é fácil de encontrar para comprar no Nordeste. O tradicional é o de jenipapo, mas tem também de maracujá, umbu, cajá, tamarindo, entre outros. O álcool geralmente usado é a cachaça e ele pode ter leite condensado também.
Para obter sucesso, no entanto, é preciso planejamento. Promover uma negociação com os fornecedores, antecipando os pedidos de produtos que tendem a aumentar sua saída na época das festas pode garantir que a loja consiga fazer ações mais efetivas.
Com melhores negociações é possível se criar ações mais agressivas e atrair um número maior de clientes para o supermercado. Para estimular ainda mais as compras impulsivas, que visam o aumento do ticket médio, pode-se trabalhar com ações de trade marketing em conjunto com a indústria. É importante também ficar atento ao estoque para não perder nenhuma chance de vendas nesse período festivo.
Layout de Loja
Deixar o supermercado no clima da data pode contribuir para que as ações promocionais sejam mais efetivas. Uma boa ideia é criar um espaço temático especial na entrada do supermercado destinado aos produtos típicos para a data, que capture imediatamente a atenção dos clientes ao entrarem na loja. Espaço esse que pode ser decorado com bandeirinhas, chapéus de palha, balões, lanternas e outros utensílios que caracterizam a festa, a atmosfera de um “arraiá”.
Após isso, pode-se escolher pontos estratégicos, como as pontas de gôndola para estimular as compras. É importante planejar corretamente as ações para que elas saiam da maneira esperada e atinja os resultados necessários.
Materiais de comunicação com aspectos que remetem a comemoração também podem ajudar no aumento de suas vendas. Essa ação ainda pode ser complementada com ações de merchandising para ter resultados ainda melhores. Para a criação delas, pode ser uma boa ideia fazer parcerias com os fornecedores.
É necessário se certificar, no entanto, de que o supermercado esteja abastecido com produtos essenciais para as festas juninas: milho para pipoca, fubá, amendoim, paçoca, canjica, e coco ralado; ingredientes para quentão e vinho quente, como gengibre, canela em pau e cravo-da-índia; copos, pratos e talheres descartáveis, que são bastante utilizados nesse período.
VINHO QUINTA DO MORGADO
O Quinta do Morgado, vinho que combina tradição e qualidade, produzido com uvas selecionadas pela Fante Bebidas, é o preferido dos nordestinos e se configura em uma ótima opção para esquentar os festejos juninos. Mas ele não é apenas um sucesso e líder no Nordeste. O vinho é o item mais exportado do Brasil, com 87% de sua produção destinada aos países da América Latina, com destaque para o Paraguai que é um dos principais consumidores da bebida.
A linha Quinta do Morgado tem um sabor inconfundível dos vinhedos da Serra Gaúcha. Todos os vinhos são elaborados com uvas cultivadas por mais de 200 famílias típicas da região – e que as fornecem para as vinícolas locais. Toda a colheita é realizada manualmente, o que permite uma seleção cuidadosa do fruto.
Com 55 anos de história a Fante Bebidas construiu uma trajetória sólida, marcada pela inovação, qualidade e presença em momentos que fazem parte da vida de milhões de brasileiros. Vinícola brasileira que produz vinhos, espumantes, sucos e destilados, a Fante foi fundada na década de 1970 e conta com uma área construída de 28 mil m².
QUEIJOS LA SERENISSIMA
Na Bahia e no Nordeste, os baianos e nordestinos consomem bastante queijo no São João. Portanto supermercadista, é hora de não deixar faltar queijos na sua loja. Uma das mais tradicionais empresas brasileiras do setor, a La Serenissima, tem em seu portfolio três tipos de queijos, Prato, Mussarela e Parmesão, que é o mais indicado para oferecer aos seus clientes.
O Queijo Parmesão La Serenissima é um produto nobre, que pertence a linha de queijos denominados de pasta dura, com sabor intenso e consistência firme, adquiridos após um período ideal de maturação. O produto, com casca preta, é um tipo de queijo que se assemelha ao famoso queijo Parmigiano-Reggiano italiano. A casca preta é uma característica distintiva deste queijo.
O queijo Parmesão argentino é conhecido por sua textura dura e granulosa, bem como seu sabor forte e salgado. É um queijo de longa maturação que adquire complexidade e profundidade de sabor ao longo do tempo. O Parmesão La Serenissima é importado pela Leite Sol, diretamente da matriz, na Argentina e tem em seus ingredientes: leite pasteurizado, fermento lácteo, cloreto de sódio, coalho líquido e cloreto de cálcio. São duas versões: o Capa Preta e o tradicional.
QUEIJO REINO MILLANO
O queijo do Reino, popularmente conhecido no Brasil como queijo cuia, é consumido principalmente na época das festas Juninas e do Natal. O Laticínios Nosso Ltda., fabricante das marcas Millano, Palmyra e Borboleta, é o maior produtor de queijo tipo reino do Brasil, sendo a região Nordeste o maior mercado consumidor dessas marcas no país.
A empresa se orgulha de produzir queijo tipo reino com as suas características tradicionais, mas nunca deixando de inovar no processo de produção, primando pela segurança alimentar e qualidade, sendo, inclusive, premiada diversas vezes pelo “Concurso Nacional de Produtos Lácteos”, da Epamig.
A qualidade do queijo Millano, produzido com a mais alta tecnologia de fabricação e segurança alimentar, é a principal aposta do Laticínios Nosso para incrementar as vendas nesse período junino. Para tanto, conta com uma equipe de campo com técnicos que trabalham junto aos produtores para aprimoramento da qualidade do leite. Esse trabalho é realizado por meio de palestras e orientações sobre o correto manejo dos animais e higienização na hora da ordenha.
FLOCÃO DA MARATÁ
O Grupo Maratá, com mais de 50 anos de mercado, aposta na Farinha de Milho Flocada/Flocão para aquecer as vendas no São João. Trata-se de um produto rico em fonte de fibras alimentar, preparo fácil, rápido e com o sabor característico do milho. O produto é encontrado em embalagens de 500g e não contém glúten.
O Flocão de Milho Maratá é um produto versátil e prático, ideal para diversas aplicações. Sua apresentação em pacote facilita o armazenamento e o manuseio, tornando-o uma opção conveniente para estabelecimentos comerciais e também para uso doméstico.
Pode ser utilizado no preparo de cuscuz, mingaus, bolos e outros quitutes. Serve como ingrediente em receitas de panificação, adicionando textura e sabor e é uma opção para revenda em mercearias, padarias e outros estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos alimentícios. Se configura, assim, como um produto ideal para o consumo doméstico, permitindo a criação de receitas variadas e saborosas.