Pedro Ruivo ensina aos colaboradores de associados da ABASE como operar o açougue de uma loja
Workshop sobre os principais desafios encontrados no setor de açougue foi realizado pelo programa Abase Capacita, na sede da entidade, em fevereiro, reunindo mais de 150 açougueiros e gerentes de supermercados.
Realizado pelo especialista Pedro Ruivo, o workshop “Como lidar com os desafios da operação de açougue no dia a dia da loja” foi destinado para os profissionais que já trabalham em açougues das redes de supermercados baianos e a importância deste treinamento vai além do aprendizado de técnicas básicas de corte e armazenamento de carnes. “Ele oferece conhecimentos essenciais para garantir a qualidade, segurança alimentar e eficiência no trabalho, elementos cruciais para o bom funcionamento do estabelecimento e a satisfação dos clientes”, destaca Ruivo.
CEO da única empresa no País especializada em gestão de açougue, Pedro Ruivo diz que o setor hoje apresenta vários problemas, sendo o maior deles a falta de qualificação da mão de obra. “O setor do açougue ainda vende, mas não se ganha dinheiro como antigamente e a gente está inovando o mercado aí pelo país com palestras e treinamento, ensinando como rentabilizar mais esse setor”, afirmou.
Do treinamento consta tópicos como gestão de liderança para açougueiro, balconista, compradores de todo o setor do supermercado e um treinamento prático sobre técnica de cortes, manipulação e armazenamento, bem como começar e finalizar a peça e implementação de alguns cortes. “Esse ano de 2025 o setor de açougue está sendo muito bem visto, então estamos investindo em inovação. Eu costumo falar que pessoas falham, mas um processo não falha. Então a gente entra estabelecendo processo de corte, entrada e saída do produto. Isso aí é o primordial para ter um açougue de sucesso”, ensina Ruivo.
Ruivo diz que açougueiro é a profissão que mais cresce no país e uma das que mais vão ser valorizadas no futuro. “Principalmente agora que alguns produtos vão entrar na cesta básica e para quem é dono do supermercado e diretor de RH é bom investir na qualificação de sua equipe. Antes da gente cobrar a gente precisa ensinar como fazer. Depois o resultado só acontece”, finaliza.
Alex Tavares, encarregado do açougue da Rede Hiperideal salientou a importância de participar de um aprendizado dessa natureza. “Receber esse aprendizado, com ideias novas sobre açougue é uma experiência bem proveitosa para mim. Recomendo para todos e da próxima vez vou trazer meus funcionários para que possam estar usufruindo aqui dessas experiências que estamos tendo”, disse.
Mariana e Abner, ela gerente e ele açougueiro da Rede Mais, também estavam muito satisfeitos com o teor do workshop. “É como diz o ditado, ‘Conhecimento quanto mais, melhor’ e é muito importante esse treinamento para a gente ter uma noção mais profunda do açougue, porque nós somos gerentes de loja, então nós estamos mais no operacional, mas é importante estar aqui presente para conhecer um pouco mais do açougue e trazer os nossos profissionais para poderem estar se especializando também”, disse Mariana.
Abner completou: “É um aprendizado muito importante. A gente lida com uma área que é muito complexa e é importante a gente ver por essa perspectiva, uma nova forma de trabalhar, porque também é uma área em que as coisas vêm se modificando bastante ao longo dos anos e podermos aprender essa nova visão e uma nova forma de trabalhar trazendo outros métodos é muito importante para nosso trabalho”.