Verão 2025: Estação dá boas oportunidades para faturar com a sua loja
VEJA AS DICAS:
Ficar atento à sazonalidade e ao calendário de datas importantes para o varejo é fundamental para qualquer empreendedor desse ramo. Cada época do ano deve ser explorada de acordo com sua característica, levando sempre em conta o comportamento dos consumidores.
O verão é um dos períodos sazonais mais longos e relevantes para o comércio, oferecendo aos supermercadistas a oportunidade de alavancar o faturamento em diversas categorias e serviços.
Grande parte dessa relevância se deve ao fato de que, por ocorrer entre o final do ano e o início do ano seguinte, o consumidor tende a estar mais propenso a comprar. Esse apelo ao consumo ocorre com mais intensidade nesse período devido a diversos fatores, tais como as festividades de fim de ano e Ano Novo, a liberação do 13º salário; a ocorrência de viagens e férias do trabalho e o advento do Carnaval.
O calor é uma característica que deve ser bem explorada, pois se bem trabalhada, é uma grande aliada das vendas, tendo em vista que este fator tende a manter mais as pessoas em circulação pela cidade e menos em casa. Além disso, muitos consumidores tendem a esperar o fim ou o início do ano para se “presentear” ou renovar a casa.
Se programe para evitar rupturas nas prateleiras, incentivar o consumidor a adquirir na sua loja e traçar boas estratégias de marketing para acelerar o giro das mercadorias que performam bem nessa estação.
Confira agora 10 dicas para impulsionar o seu negócio e aumentar as vendas no verão:
1 – Faça um bom Planejamento
Antes de colocar os setores financeiro e comercial para comprar aos montes e encher o estoque e as prateleiras e gôndolas, crie um bom plano de ação. O planejamento para um período tão importante pede atenção e análise, demandando processos cruciais como analisar o histórico de vendas da loja, realizar uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores e quais produtos eles estão mais propensos a comprar.
2 – Esteja presente no ambiente digital
A presença digital é muito importante e ser notado nele é, sem dúvida, um caminho para potencializar as vendas. O setor alimentício ganha grande visibilidade com a entrada do verão, sendo necessário ser visto pelo público que utiliza a internet, sobretudo as redes sociais, que são uma importante ferramenta de busca e formação de opinião.
3 – Organize o layout da loja
Analise o espaço da sua loja para expor em maior destaque os produtos com maior giro no verão. A exposição das suas mercadorias deve ser realizada em pontos estratégicos da loja, como as gôndolas e as filas na frente de caixa. Para isso, mantenha as gôndolas sempre limpas e organizadas para que os clientes tenham motivação para entrar no seu estabelecimento; garanta que a loja tenha espaço o suficiente para que os clientes possam circular livremente; solicite aos responsáveis pelas reposições que estejam atentos às rupturas nas prateleiras e gôndolas.
4 – Utilize a estratégia de cross merchandising
O cross merchandising consiste em colocar um produto no mesmo lugar de outro que seja relacionado, combinando os produtos e despertando no cliente a compra por conveniência ou impulso. Dessa forma, ao adquirir um dos itens, o cliente se lembra do segundo e possivelmente compre os dois. Essa estratégia é interessante para promover as categorias com maior giro. Pensando no verão, é possível investir em combinações como: garrafas de suco e lanches rápidos; guloseimas e sorvetes; chinelos e cadeiras de praia. Avalie os produtos ofertados na sua loja e pense em quais oferecem melhores combinações e retorno financeiro. Invista também em kits com produtos diversificados, como hidratante para o corpo, repelente, lenços umedecidos e protetor solar.
5 – Acredite nas promoções
As ações promocionais conquistam os consumidores e são, muitas vezes, determinantes na escolha do cliente. O ato de fornecer um desconto ao consumidor conquista o cliente e aumenta suas chances de fidelizá-lo. Crie expositores diferenciados e aproveite para liberar os produtos com menor giro, como por exemplo, uma “feirinha de ofertas” com produtos como vasilhames, forminhas de gelo e cosméticos, e demais itens que sejam interessantes para a sua estratégia.
6 – Disponibilize repelentes e inseticidas
O calor do verão também traz às residências um grande aumento da presença de mosquitos e pernilongos, por isso, crie estratégias para impulsionar a venda de inseticidas e repelentes. Aposte, portanto, em protetores solares, bronzeadores, repelentes, cremes hidratantes e tratamentos pós-sol.
7 – Aposte em produtos de higiene e beleza
A procura por produtos de higiene e beleza é grande no verão, por isso, mantenha estes itens na altura dos olhos dos clientes, dando destaque aos segmentos com maior valor agregado. Alguns itens para investir são: shampoo, bronzeador, protetor solar, tinta para o cabelo, loção pós-sol, depilatório e hidratante, entre outros. Para potencializar as vendas dos itens desse segmento você pode alocar protetores solares próximos a hidratantes corporais, pós-sol e bronzeadores; posicionar os protetores solares também nas categorias como moda praia, artigos para piscina e camping; montar kits verão com preços diversos contendo protetor solar, creme depilatório, repelente e inseticida. Essas estratégias simples irão facilitar a compra do cliente e vão aumentar as vendas no verão e elevar o ticket médio de seu supermercado.
8 – Ofereça opções diversas de sorvete
O sorvete é um ótimo item para aumentar as vendas no verão e possui grande giro nessa época. O ideal é posicionar os freezers com os sorvetes em locais bem visíveis e iluminados nas proximidades do setor de doces e também nas gôndolas da frente de caixa, onde o cliente aguarda na fila e finaliza a compra. Invista na variedade de sabores e marcas e dê destaque aos itens utilizando cartazes personalizados e embalagens destacadas para chamar a atenção dos clientes. Além de sorvete, você pode oferecer caldas e coberturas, doces congelados, picolés de fruta e recheados, pacote de geladinho, polpas de frutas, paleta mexicana e creme de frutas.
9 – Diversidade nas opções de bebidas
No verão, a seção de bebidas tende a ser responsável por boa parte do faturamento no varejo. Por isso, evite rupturas nesse setor e tenha sempre a opção de bebidas geladas para os clientes. Invista em energéticos, cervejas, água mineral com e sem gás, chá pronto, água de coco, bebidas lácteas, sucos e refrigerantes.
10 – Invista em outros produtos que fazem referência ao verão
Vale lembrar que os produtos sazonais vão muito além das comidas e bebidas mais típicas do verão, afinal, você também deve vender muito mais outros itens nessa época, como ventilador, umidificador de ar, caixa térmica, flores e plantas, além de outros produtos da área de bazar que costumam sair mais durante essa época, como chapéus, bermudas e chinelos. Para os amantes de churrasco, carnes e acompanhamentos não podem faltar. Ter uma seção bem abastecida, com opções de molhos e temperos diversos, certamente atrairá os clientes que planejam o churrasco perfeito. Pense também em alimentos para churrasco, como carnes, pão de alho, carvão. São itens que as pessoas não esquecem de comprar em dias de sol. E o supermercado que souber antecipar essa demanda, está um passo à frente.