Transformação e crescimento: o ano do varejo brasileiro
Bem-vindos a 2025! Nesta primeira edição do ano, convido você a refletir sobre as expectativas, explorar os desafios e enxergar as tendências que prometem transformar o varejo brasileiro nos próximos meses.
Estamos em constante evolução, e as marcas precisam, mais do que nunca, abraçar a inovação e a tecnologia, sem perder de vista o fator humano que conecta os clientes aos negócios. Que tal reavaliar estratégias, refazer perguntas e buscar novas abordagens na criação de experiências marcantes para os consumidores?
No universo supermercadista, esse movimento de adaptação é ainda mais urgente. A demanda urge, os consumidores não param de crescer, assim como os anseios em relação a melhor prestação de serviço, praticidade nas relações e sustentabilidade como centro das decisões. Estar à frente significa antecipar-se às necessidades do cliente e encontrar soluções inovadoras que aliem qualidade à eficiência equilibrando o tech sendo touch. Afinal, os consumidores não só esperam mais, como também merecem mais.
Para este ano, algumas tendências se destacam e chamam atenção, são elas: o modelo omnichannel continua em plena ascensão, valorizando a conveniência das compras online, mas também mantendo o carinho para experiências nas lojas físicas. Por isso, é fundamental que o varejo integre perfeitamente os dois mundos, oferecendo uma vivência consistente entre aplicativos e espaços físicos, com preços e informações sincronizadas.
Outra tendência que ganha cada vez mais força é a responsabilidade ambiental. Atitudes transparentes e eficazes, não são apenas diferenciais, mas exigências de um consumidor mais consciente. E que tal criar ambientes acolhedores? Espaços que agreguem além do piso de compra mas que sejam um experimento para interações personalizadas.
AMANDA VASCONCELOS
Presidente da Abase