Quem não se comunica, se trumbica
O marketing tem cada vez mais crescido de importância para o varejo. Não basta ser bom, barato, tem que mostrar e gritar bem alto. O marketing tem um papel estratégico muito importante, que vai muito além da promoção.
Com o advento do digital, algumas empresas limitam a atuação do marketing a ofertas e dancinhas nas redes sociais, mas o marketing serve para entender as necessidades dos clientes, para traçar estratégias de captação e fidelização de clientes e envolvimento dos colaboradores. É importante que o time entenda o porquê das ações. A Cultura Organizacional tem que estar bem fundamentada, tatuada na alma da equipe. Ali todos vão entender o DNA da empresa escrito na sua missão, o passaporte para o futuro escrito na visão e os valores necessários para que a engrenagem funcione.
Através do marketing entendemos as pesquisas e utilizamos o Pricing para melhorar a competitividade e a lucratividade. Através do marketing entendemos o que é mais relevante para os clientes, o que eles entendem como valor e definimos um posicionamento com base nas vantagens competitivas do supermercado.
O marketing precisa atuar de mãos dadas com o Comercial, principalmente nas ações de Trade Market, apoiando na arrecadação de verbas.
O marketing olha para dentro e para fora da empresa e traduz aquilo que precisa ser feito para vencer.
Pois se o marketing é assim tão importante para os supermercados, a Super Revista que completa 30 anos de existência na fibra e coragem do nosso amigo, o jornalista Benneh Amorin, é pedra fundamental na cadeia logística do varejo baiano. Em todos esses anos cumpre o importante papel de divulgar, estimular e apoiar todo o setor. Mais do que registros, traz em si conhecimento e nos atualiza naquilo que precisamos. Eu que tenho uma coluna fixa desde 2008, agradeço a parceria de longa data e brindo a todos nessa comemoração. Enquanto precisar, estarei aqui sempre a disposição, levando conhecimento a todos interessados.
Vida longa à Super Revista que cumpre esse importante papel de manter o setor informado e atualizado.
ROGÉRIO MACHADO
Proprietário da Agillys Consultores & Associados, mentor, consultor, palestrante, professor e escritor
@rogeriomachadomentor