Notícias

MKTCONSULT, de Ênio Carvalho, entrega o Top Of Mind 2024

Tem profissionais, que independente de resultados financeiros, se apegam a uma missão de vida para exercer bem a sua profissão. Um desses casos, que conheço há mais de 40 anos, é o de Ênio Carvalho, consultor, professor e CEO da MKTConsult. Profissional de Marketig dos bons, começou na Bahia, quando o marketing não era tão valorizado como hoje. Ainda não o conhecia, mas ele já estava na mídia propagando a sua empresa da época: A Marca. Isso era a década de 1970, após a sua formatura em Administração de Empresas, pela Universidade Federal da Bahia/UFBa, no ano de 1973.

Naquela época, o marketing era confundido com publicidade e propaganda, neste quesito as coisas não mudaram muito, e ele teve um papel fundamental para divulgar os fundamentos do marketing empresarial na Bahia. Do alto dos seus 76 anos, Ênio pode dizer que cumpriu o que se propôs na vida, que era disseminar as práticas de marketing entre as empresas.

A Marca durou 10 anos e mudou para Ênio Consultores. Com 20 anos passou para Marketing Consultoria Ideias e Resultados. Ênio afirma que tem hoje, orgulhosamente, 45 anos de vida profissional, tendo atendido mais de 400 clientes. “Amamos o que fazemos. Sem vendas e produtos os supermercados não vivem. Sem Marketing não sobrevivem”, arremata.

E continuando a sua jornada. Em 1983 assumiu a ADVB-Bahia (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-Seccional da Bahia), deixando em 1989, com 400 sócios. Foi neste período que tive mais aproximação com Ênio Carvalho, quando fui convidado para fazer a assessoria de imprensa da entidade. Neste período, com o seu incentivo tive a oportunidade de conhecer mais os fundamentos e as ferramentas do marketing, na solução de um caso empresarial, através do Top de Marketing, dos quais escrevi alguns e dois foram premiados: A Queda do Balcão/Comercial Ramos e do Esporte Clube Vitória.

Na vida pessoal, aliás, muito bem contada  no seu livro “O Último Quarto”, lançado esse ano. Quis o destino, uma das suas grandes dores, quando pensava já dar uma desacelerada, quando perdeu prematuramente o seu filho Thiago Araújo,  não diretor de  marketing da ABRH-Bahia, que seria seu sucessor natural. No O Último Quarto ele fala um pouco dessa sua grande dor.

Ênio fala do que representa o livro na sua trajetória: “É um pouco da vida de quem soube “começar de novo” dando a volta por cima”, diz, acrescentando: “‘O Último Quarto’ conta a história de vida, na vida de um vencedor que, diante dos inúmeros desvios de percurso, encarou com foco os problemas e seguiu adiante. Eu fiz isto, espremendo o limão para, aos 76 anos dizer: cheguei, vi e venci. Combati o bom combate e guardei a fé”, disse Carvalho.