Feira de negócios abre oportunidades para empreendedores, executivos e compradores do ramo de supermercados
Os empreendedores, executivos e compradores que marcarem presença na Megamini, feira de produtos e serviços para supermercados e afins, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, nos dias 19 e 20 de outubro próximo, vão dar um passo à frente da sua concorrência. A feira, primeira do gênero realizada pela Robsac Serviços em parceria com a Asdab – Associação dos Atacadistas e Distribuidores da Bahia, será focada na valorização e fortalecimento das empresas locais e nacionais integrantes da cadeia de alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza que operam na Bahia.
O diretor da Robsac Serviços e coordenador do evento, Roberto Sacramento, elenca alguns fatores que determinam a importância de se participar de uma feira de negócios dessa natureza. “Nas feiras de negócios é possível identificar com mais acuidade novos fornecedores e adicionalmente travar contato direto e definir alinhamentos com estes. Afinal, todos estão reunidos num só local e essas tarefas podem ser executadas num curto intervalo de tempo”, salienta, lembrando que os organizadores de feiras costumam fornecer catálogos e mapas de localização dos expositores agilizando a aproximação entre comprador e fornecedor.
A captura de leads de clientes em potencial é outro fator destacado por Sacramento, para quem o acesso a novos clientes em potencial fica muito mais facilitado durante uma feira de negócios, seja nas visitas espontâneas de potenciais compradores, seja pelo uso de expedientes que induzem fluxo para dentro dos estandes.
Sacramento ressalta como um dos ganhos mais valiosos para visitantes de feiras a possibilidade de assistir a palestras, talks e demonstrações que atuam como amplificadores das competências dos visitantes e atualizam seu acervo de conhecimentos em relação a inovações que por vezes demorariam muitos meses para serem assimiladas através das outras alternativas de vendas.
O intenso networking realizado entre os participantes de feiras também é pontuado pelo coordenador da Megamini. “Através dessa prática, cartões de visita físicos e virtuais são trocados e conversas entre os diversos atores acontecem, aumentando o conhecimento mútuo entre empresas e o intercâmbio de informações e o acesso a novidades no âmbito de cada negócio”, afirma, lembrando que a possibilidade de mapear os movimentos da concorrência também são possíveis de realizar nas feiras de negócios, “pois durante o evento os visitantes podem se informar acerca do que cada fornecedor está vendendo para sua região e com isso aprimorar a composição de mix de produtos da loja”.
Não menos importante também, é a capacidade de se projetar uma imagem positiva para o mercado. “Estar presente nas feiras credibiliza o expositor e valoriza o visitante. O primeiro passa a ser visto pelos clientes como empresa antenada com as inovações do mercado e o segundo passa a levar as novidades e lançamentos em primeira mão para seu público consumidor. O visitante que compra antes da concorrência, recebe a mercadoria com antecedência e, consequentemente, tem mais novidades interessantes para apresentar a sua clientela”, afirma Sacramento.
Por fim, por serem frequentadas por executivos de escalões superiores de compradores e expositores, permite que os participantes possam negociar diretamente com a alta gerência das empresas expositoras, fator que permite a realização de negociações onde a tomada de decisão é mais ágil e resulta em melhores ganhos para ambas as partes. Além disso, pode-se aproveitar preços e condições mais vantajosas., pois é de praxe que os expositores pratiquem nas feiras preços mais reduzidos e condições de pagamento mais facilitadas, contribuindo para melhorar a rentabilidade das lojas para itens adquiridos nos eventos.
Os empreendedores que quiserem participar do evento poderão contar com estandes de 6 a 48 m2, com valores entre R$ 4 mil e R$ 25 mil. As estruturas são formadas por estandes em formato de U, paredes laterais e fundo, sem teto em placas de fórmica, testeiras, prateleiras e balcão, além de energia elétrica, iluminação com LED e internet banda larga.
A 1ª Megamini contará com o suporte da Super Revista e Band Bahia, respectivamente revista e emissora oficiais do evento, além do apoio institucional da RCA Bahia (Representantes Comerciais de Alimentos e Produtos Afins da Bahia). Roberto é professor da Engenharia Mecânica da UFBa. (aposentado), especialista em dinâmica de cadeias produtivas e CEO da Robsac Serviços – Feiras de Negócios, empresa que é responsável pela Feira de Calçados – Bahiacal, já com mais de 30 edições. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 98895-7708.