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Usibras promove jantar com supermercadistas baianos para divulgar suas linhas de produtos

Cerca de 40 supermercadistas e executivos do setor de compras das empresas  Fort Supermercados, Mateus, Mix Bahia, Total Atacado participaram do jantar, promovido pela Usibras, para  a apresentação do Projeto Conexão de Vendas 2024.  O evento aconteceu no Restaurante Boi Preto, Orla de Salvador, e teve como condutores, o gestor comercial da empresa, Rogério Barbosa, e os representantes para a Bahia, os sócios Marcelo Melo e Ricardo Marques.

O objetivo do evento, que aconteceu no dia 14 de março, além de interagir com os convidados, foi o de divulgar a Usibras, suas marcas e planos de crescimento e motivos para se conectar com a empresa. Foram compartilhados dados do mercado, insights e cases de sucesso da empresa. Visou também explorar oportunidades de crescimento e parcerias.

Com 45 anos de história, a Usibras é a maior processadora de castanha de caju do mundo, com unidades de processamento no Ceará, Rio Grande do Norte, Ghana, na África e New Jersey, nos Estados Unidos. Apenas nas unidades do Brasil, a empresa processa mais de 100 mil toneladas de castanha de caju por ano.

A Usibras pertence ao Grupo FAN – uma sigla formada pelas iniciais do proprietário Francisco Assis Neto – e, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, é líder nacional absoluta na venda de castanha de caju e demais oleaginosas, com as marcas Dunorte e Cajumil. A empresa também tem uma forte presença no mercado com as marcas Cajueiro e Love Nuts.

Segundo o gestor comercial da Usibras, Rogério Barbosa, a empresa vem ultimamente se especializando na produção de alimentos. Por isso, além da Dunorte, que é seu carro-chefe, vem investindo na Cajumil, um produto que já vem sendo consumido por um público de poder aquisitivo mais elevado e que agora recebe uma versão popularizada. Tudo isso sem descuidar da qualidade, destinada a um público de menor poder aquisitivo. E também aposta nas frutas secas, desenvolvidas em um sistema lacrado a fim de evitar maiores avarias.

“Isso traz praticidade também, porque o fato dela ser selada, evita que alguns agentes microbiológicos adentrem na embalagem, fazendo com que o supermercadista tenha um produto seguro e confie na qualidade do produto que está dentro, porque é assinado pela Usibras, e a gente tem esse diferencial de ter um produto com maior validade no mercado”, destacou. Dentro dessa linha, a empresa mantém o produto nos sabores Damasco, Tâmara, Castanha de Caju, Castanha do Pará, Uva Passa, Ameixa, Pistache e Milho, feito de um milho espanhol, que é uma novidade no mercado.

Rogério falou também das barrinhas, desenvolvidas pelo nutricionista Daniel Coimbra, únicas no mercado com 20g de proteínas, produzidas naturalmente, sem conservantes. O executivo lembrou também a recente aquisição da marca Cajueiro, que tem uma ampla linha de bebidas veganas e clean label – 100% puras e naturais, sem gomas espessantes, conservantes, estabilizantes, emulsificantes ou qualquer tipo de aditivo.

“A marca mais recente que entrou no mercado foi a Cajueiro, que são bebidas vegetais, com base na castanha de caju. São dois componentes apenas dentro,  por isso que a gente destaca o chamado Clean Label, um produto supersaudável recomendado para qualquer idade. As pessoas usam muito também em receitas para quem tem algum tipo de intolerância alimentícia, quer seja em um bolo ou um outro alimento qualquer, se utiliza como base, substituindo o leite animal e o creme de leite pela bebida vegetal”, contou Rogério.

Fazem parte ainda do mix da Usibras as pastas para serem utilizadas em pães e torradas nos sabores café e chocolate e também a famosa granola, com o diferencial de possuir baixas calorias, mas sendo rica em vitaminas e minerais, a chamada low carb.

Rogério conta como foi a estratégia usada pela empresa para estabelecer essa mudança de atuação no mercado. “Quando tomamos a decisão de mudar a maneira com que enxergávamos o mercado e sermos mais agressivos, partimos primeiro para o nacional. Então, hoje, de acordo com a Nielsen, a Usibras é a líder nacional da categoria, afirmou.

Ele acrescentando: “Só que a gente percebeu o seguinte: a gente precisava fazer o caminho de entrar para as empresas regionais, por isso estamos passando de cidade em cidade, nos locais onde a gente mapeou, que tem um grande potencial, só que a gente precisava marcar presença, se aproximar mais, explicar um pouco o diferencial, pois a marca é muito antiga, ela está muito associada à castanha de caju.Só que nós não somos mais só castanha de caju e, sim, uma empresa de alimentos”, explicou. Disse ainda que fará uma jornada de visitas a outros estados brasileiros para apresentar a nova estratégia da marca, só devendo fazer uma pausa em maio, para a participação na Feira da Apas, concluiu.