TOP OF MIND 2024 premia as empresas com marcas mais lembradas pelo consumidor
O Top of Mind é a maior premiação de marcas do mercado baiano. Realizado há 29 anos em Salvador, o prêmio tem como base uma pesquisa, com o objetivo de identificar o recall das marcas líderes em 50 segmentos e reconhecer as empresas mais lembradas pelo consumidor soteropolitano. Trata-se do mais importante e respeitado prêmio de lembrança espontânea do mercado.
As marcas com maior índice de recall serão agraciadas com o título TOP OF MIND em seu segmento e com um belíssimo troféu em solenidade que acontecerá em 23 de maio, a partir das 19h30 no Auditório Centro Médico Mater Dei.
A marca que quer crescer e alavancar resultados precisa se dedicar a entender como funciona a mente de seu cliente. Estudar a forma como o consumidor pensa e como ele toma decisões é um importante passo para gerar atenção, conexão e memória. Ser Top of Mind é adotar essa estratégia como lição de casa e fazê-la bem feito, porque, no final das contas, fomos feitos para lembrar e ser lembrado. O consumidor manterá a sua marca latente na memória, desde que ele também esteja fortemente presente na sua.
A premiação Top of Mind é uma resposta do mercado consumidor às ações estratégicas de branding e posicionamento implementadas pelas marcas ao longo do ano. Quanto mais a marca se empenha em criar experiências marcantes para seus clientes, maiores as chances de essas experiências se transformarem em lembrança. E a lembrança é o atalho mais preciso para gerar consumo.
Metodologia
A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, por amostragem probabilística simples, com entrevistas pessoais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo pelo Instituto Potencial Pesquisas. A amostra foi intencional, segmentada por cotas de sexo, faixa etária, escolaridade, classe social e renda mensal familiar de forma representativa do universo em estudo. A pesquisa foi realizada em duas ondas, em novembro e dezembro de 2023, com 800 entrevistas em cada, totalizando 1.600 entrevistas, distribuídas por 16 Regiões Administrativas de Salvador.
A margem amostral é de 3,5% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Para cada um dos 50 segmentos de produto ou serviço pesquisado foi feita a pergunta:
“Quando eu falo em…, qual a marca ou a empresa que o Sr.(a) lembra em primeiro lugar?”.
Caso a resposta não fosse obtida, de forma espontânea, em um intervalo de 5 segundos, a opção “Não sabe/ Não respondeu” era marcada pelo entrevistador. A opção “Não Lembra” era registrada quando o entrevistado verbalizava “Não lembro” dentro dos 5 segundos.
Realização
Gestora do Prêmio Top of Mind, a MKTConsult tem em seu DNA o pioneirismo e empreendedorismo que foram responsáveis pela profissionalização do mercado baiano, na área de Marketing, desde 1979.
A empresa gerida pelo profissional de marketing, Enio Carvalho, defende que o Marketing quando implantado de forma correta, consegue entender para melhor atender as necessidades dos clientes e gera relacionamentos duradouros.
São mais de 4 décadas contribuindo e inovando, com consultorias, estratégias, comunicação e reconhecimento para mais de 500 marcas.
Instituto de Pesquisa
A Potencial é uma empresa especializada na coordenação e realização de projetos de pesquisas mercadológica e de opinião e na transformação da informação em inteligência, que conta com a experiência e a qualificação dos seus diretores, Zeca Martins e Renê Pimentel, no desenvolvimento de projetos específicos para as necessidades de empresas de diferentes portes e segmentos. Seus diferenciais são: saber pesquisar, interpretar, analisar e traduzir as informações como insumos para o planejamento e estratégias dos seus clientes; e saber associar a eficiência da pesquisa à credibilidade da informação.
Acesse o site www.topofmindsalvador.com.br e saiba mais sobre o Prêmio, Metodologia, Perfil dos entrevistados, Lista das 3 marcas citadas em cada segmento, galeria de imagens e vídeos dos eventos e versão digital das edições especiais das Revistas anteriores.