Editorial

Navegando Rumo ao Futuro: APAS 2024 e as Oportunidades para o Varejo Baiano

Os ventos sopram a nosso favor e o mar está repleto de oportunidades, é sob essa perspectiva positiva que o setor supermercadista deve se posicionar e “alinhar as velas” para a próxima edição da Apas, o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira do mundo para o setor. Mais do que um simples encontro, a feira representa uma oportunidade única para nos reunirmos, compartilharmos conhecimento e direcionarmos o futuro do varejo brasileiro.

Presença constante e principal canal de abastecimento dos lares brasileiros, o setor supermercadista segue em ascensão. De acordo com dados do Ranking Abras 2024, alcançamos um faturamento de R$ 1 trilhão em 2023, representando uma alta de 6,9% em relação ao ano anterior. Esses números refletem a força do varejo regional e sua importância para a economia nacional, representando 7,03% do PIB brasileiro, com mais de 94 mil lojas espalhadas por todo o país.

Se o horizonte se mostra favorável, temos apenas uma direção a seguir. Entre os dias 13 a 16 de maio, o setor supermercadista e a indústria devem marcar presença na capital paulista. Estaremos prontos para absorver as novidades, estabelecer parcerias que impulsionarão o crescimento do varejo baiano. Com um ponto que desperta minha atenção e que deve nortear nossas intenções durante os dias de evento – este é o momento não apenas para discutirmos acordos comerciais, mas também para explorarmos as tendências do ramo para o ano, das quais destaco: atração dos clientes, troca de experiências, experiências agradáveis de compra, presença digital impactante, atendimento personalizado e acolhedor, adaptabilidade às constantes mudanças e inovação em operações.

E tenham em mente: a força da feira reside não apenas nas apresentações e exposições, mas também nas oportunidades de networking. Justamente por esse motivo, a programação de palestras e debates está projetada para abordar os desafios mais prementes do varejo.

Nos últimos anos, muito discutimos e sabemos que os consumidores buscam atendimento mais personalizado e humanizado. Em relação a isso, acredito que já é hora de darmos um passo além da conveniência e praticidade. Permeia meus pensamentos a urgente necessidade de desenvolver ações focadas no varejo omnichannel, desenvolvendo estratégias de vendas e atendimento que usem a integração entre diferentes canais online e offline para oferecer produtos aos clientes, possibilitando uma experiência unificada e integrada com a marca, independente dos canais usados para o relacionamento.

Isso quer dizer que um cliente pode começar a se relacionar com uma empresa por meio das redes sociais, acessar o e-commerce da marca, visitar a loja física e concluir a compra no aplicativo. E ainda, se o cliente precisar, pode solicitar a troca do produto por e-mail no SAC. Essa é minha principal aposta e onde aconselho “antenas ligadas” para buscar soluções e inovações durante os dias de Apas 2024, possibilitando fidelização, alta satisfação e conversão em vendas.

Mais que um convite, faço uma convocação a todos os colegas do setor supermercadista baiano para se encontrarem onde poderemos discutir não apenas sobre os negócios, mas também sobre as oportunidades de inovar, crescer e prosperar em um ambiente de constante transformação.

Nos vemos lá!

 

AMANDA VASCONCELOS

Presidente da Abase

presidencia@abase-ba.org.br