Notícias

Estabelecer estratégias foi objetivo do conexão Mix Bahia

O evento Conexão Mix Bahia, promovido pela Rede Mix Bahia, se configurou em um momento crucial para alinhar estratégias comerciais e fortalecer a parceria entre as lojas e seus fornecedores. Nesse encontro, os cerca de 50 participantes, entre associados da rede e lojistas compradores, tiveram a oportunidade de discutir pontos de vista, identificar áreas de melhoria e rever processos internos. Além disso, foram apresentadas propostas de campanhas de marketing que visam impulsionar os resultados nos próximos meses.

De acordo com a gerente comercial e de marketing da Rede, Carolina Brandão, essa foi uma oportunidade valiosa para a troca de ideias e o alinhamento estratégico, visando aprimorar o desempenho das lojas e impulsionar os resultados comerciais. “A colaboração entre todos os envolvidos é fundamental para o sucesso contínuo da Rede Mix Bahia”, sentenciou.

Carolina destaca a importância de se discutir e analisar as frentes principais comerciais e de marketing de campanhas para as lojas entenderem o que realmente é esperado delas do ponto de vista de execução. “Mas também temos um momento onde todo o time comercial troca ideias e informações com a loja e traz questionamentos dentro do operacional sobre os pontos que podem ser melhorados, entendendo também as dificuldades que eles estão encontrando no dia a dia que muitas vezes nós da Central não conseguimos ver”, salientou, adiantando que reuniões dessa natureza realizadas com associados e fornecedores da Rede passarão a ser realizadas com frequência mensal daqui para a frente.

Ela falou ainda sobre ações anteriores e adiantou algumas ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. “A Mix Bahia tem uma tradição muito forte das campanhas de segundo semestre, de aniversário e final de ano. Normalmente são campanhas fortes com bons prêmios, onde no ano passado foi sorteado um carro 0 km e duas motos na campanha de aniversário. Então são prêmios robustos para conectar com o nosso cliente e abrir novos mercados. Esse ano já estamos vindo com uma campanha muito forte de São João que eu ainda não vou dar spoiler, mas é muito legal e tenho certeza que nossos clientes vão adorar. Vá até as nossas lojas no mês de junho, que com certeza vocês vão ver as lojas bem cheias, com muitas ofertas, com climinha de São João e com muitos prêmios. Vocês vão realmente se animar bastante”, conclamou a gerente comercial.

Fundada por Josué Teles de Araújo há 17 anos, a Rede Mix Bahia é a pioneira e a maior associação de supermercados do estado, com atuação em Salvador, Região Metropolitana e algumas cidades do interior baiano. Suas lojas tradicionais são referência onde estão presentes, e seus associados acumulam em média 20 anos de experiência no setor. Com 23 lojas e nove associados compradores estrategicamente localizadas em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Camaçari, Dias D’ávila e São Sebastião do Passé, a rede busca fortalecer a cultura associativista e promover parcerias entre pequenas e médias empresas e seus fornecedores.

“A Mix Bahia foi a pioneira das redes das centrais de negócios na Bahia. Eu diria que ela é a mãe de todas as redes e tem filhos legítimos, como por exemplo, a Rede Novo Mix, que foi um grupo de associados que saíram da Rede Mix, formaram a sua própria rede. Nós temos uma história muito bonita, pois está situada entre as 10 melhores e maiores redes do Brasil no formato de centrais de negócios e graças a Deus a gente continua no mercado”, ressaltou Josué, lembrando que caso não tivesse tido essa iniciativa esse movimento de centrais de negócio, de união, seria muito provável que muitos dos supermercadistas que estão hoje em rede nem existissem mais, “porque não iriam conseguir competir no mercado com essas grandes redes de fora, sozinhos”.

Josué destaca que as outras centrais que se formaram depois da Rede Mix Bahia são responsáveis por dar sustentabilidade à pequena e média empresa. “Esse modelo que a Mix Bahia desenvolveu há 17 anos foi então inspirador, que muitos aí aderiram à ideia e criaram suas redes. Eu diria que a certeza que faltava nesse pequeno e médio supermercadista de que o futuro da pequena e média empresa é a união, união e união. Sem isso não tem salvação. Eu acho que a Bahia hoje já é um exemplo desse movimento do fortalecimento, de criação de centrais de negócios no Brasil”, concluiu, lembrando a existência hoje no mercado baiano de 10 centrais de negócios do varejo de alimentos formada por supermercadistas na Bahia, três centrais do ramo de material de construção, uma do ramo de móveis e eletrodomésticos, além de uma outra de laboratório e farmácia. “Então a Bahia está bem posicionada nesse movimento de centrais de negócios no Brasil”, pontuou.

A perspectiva para este ano na Rede Mix Bahia, segundo a presidente Jéssica Mizushima, é de crescimento. Com a entrada de novas lojas e uma campanha em andamento, a rede está focada em superar os desafios competitivos do mercado. Mesmo sendo lojas de vizinhança, a Rede Mix Bahia busca fazer o seu melhor por meio de um trabalho conjunto para enfrentar a concorrência e alcançar resultados positivos. “A apresentação da campanha de São João e as duas campanhas planejadas para o segundo semestre são passos importantes nessa jornada de sucesso. A colaboração entre todos os envolvidos é fundamental para fortalecer a posição da rede no mercado e atender às necessidades dos clientes”, destacou.