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Bonmess se destaca na produção de pães de queijo na Bahia e parte para conquistar o Nordeste, Brasil e o mundo

A história da indústria de pães de queijo Bonmess é um exemplo inspirador de pessoas que transformaram pequenos projetos em empreendimentos de grande impacto. Fundada pelo casal de mineiros Jéssica e Victor Pellegrino, apaixonados pela culinária, a fábrica começou modestamente em uma pequena instalação. Por acreditarem que o pão de queijo era mais do que um alimento e representava uma expressão de amor e tradição, os empreendedores investiram no negócio.

Victor conta que tudo começou despretensiosamente durante o carnaval de Salvador, quando ele e Jéssica vinham curtir a folia com a família e faziam pãezinhos de queijo recheados com pernil para levar para os amigos degustarem no camarote em plena festa. A brincadeira caiu no gosto da galera e o casal foi então incentivado a produzir comercialmente aquelas delícias, empreitada iniciada em 2017, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Surgia aí então a Bonmess, um empreendimento de sucesso crescente. E o resto é história, contada aqui por Victor.

“A gente começou com pão de queijo no tamanho que se vê nas cafeterias e hoje a gente já trabalha com três tipos de tamanho de pão de queijo, Coquetel, Tradicional e Lanche. Além do pão de queijo tradicional, trabalhamos também com Biscoitinho Três Queijos, Chipa, Dadinho de Tapioca, Pão de Queijo Recheado em cinco sabores, empanados no queijo Canastra, e também salgados tradicionais como: Coxinha, Churros, Kibe, Bolinha de Queijo e outros. Temos grande cuidado com a escolha da matéria-prima do nosso produto com o portfolio bem ampliado, porque o nosso diferencial é a qualidade”, destaca o empresário.

Desse modo, Victor aperfeiçoou a receita, combinando vários temperos, moldando cada bolinha com carinho, assando-as até que ficassem douradas e irresistíveis. A comunidade local logo descobriu o sabor único dos pães de queijo da Bonmess.

Com o tempo, a demanda cresceu. O casal investiu em uma fábrica maior, onde produziam os pães de queijo em maior escala. A qualidade e o sabor autêntico continuaram a atrair clientes. A fábrica não parou por aí. Victor e Jéssica investiram em inovação. Desenvolveram novas variedades de pães de queijo, como versões com recheios de carne seca, hoje o carro-chefe da empresa, além de produzir Churros, Coxinha, Dadinhos de Tapioca e outros produtos. Além disso, criaram embalagens atraentes e investiram em marketing digital.

Além de Salvador e Região Metropolitana, onde se concentra a maior parte do atendimento, a Bonmess expandiu para outras cidades da Bahia, a exemplo de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itabuna, Feira de Santana, partindo depois para outros estados do Nordeste, a exemplo dos mercados de Sergipe e Alagoas. “Em Alagoas operamos com CD próprio a nossa logística de distribuição própria e em Pernambuco também tem um CD nosso. O objetivo é continuar subindo e entrar em outros estados do Nordeste”, conta Victor.

Hoje, a Bonmess é uma referência na sua área de atuação, despontando pela qualidade e sabor diferenciado de seus produtos. Com uma rede de distribuição bem estabelecida, eles estão se preparando para dar o próximo passo: exportar para o mercado internacional. Negociações estão em andamento com distribuidores nos Estados Unidos e na América do Sul, a exemplo do Chile. Os pães de queijo da Bonmess podem em breve ser apreciados em cafés e supermercados ao redor do mundo.

A história da Bonmess é um exemplo de como a paixão, a dedicação e a visão estratégica podem transformar um pequeno negócio em um empreendimento de sucesso. Victor, Jéssica e sua equipe provaram que, mesmo começando modestamente, é possível alcançar grandes conquistas.

Jéssica, que cuida da parte administrativa da empresa, conta os segredos da produção. “A nossa produção é diária, então temos sempre produtos novos no nosso estoque. Não trabalhamos com estoque por muitos meses, o nosso produto gira semanalmente. Nossa produção é de segunda a sexta-feira e em termos de produção temos capacidade para produzir aqui na estrutura que a gente está hoje de 40 toneladas por mês, mas produzimos em torno de 30 toneladas/mês. Temos hoje 18 funcionários na casa, quando começamos eram apenas quatro. A área ocupada aqui é de 270 m2”, disse, lembrando que a área instalada permite ainda uma capacidade de crescimento, embora a empresa já tenha uma outra área destinada no município para transferir as instalações e ampliar a produção, que vive uma demanda crescente.

Nesse terreno já adquirido, Jéssica conta que já existe um projeto desenhado para expandir a fábrica e aumentar a capacidade de produção para 40 toneladas/dia, em vez das atuais 40 toneladas/mês. “Temos esse novo projeto pensando daqui a 10, 15 anos, onde queremos chegar. Já está tudo planejado e devemos começar a construir no meio do ano que vem. Junto com essa expansão vamos dar início ao nosso projeto de exportação, que além da marca para trabalhar aqui, também já desenvolvemos a marca para trabalhar fora do país, levando o produto para outros lugares” disse Jéssica, vislumbrando um futuro promissor, uma vez que já existe uma demanda consolidada para o Chile.

Essa experiência internacional se intensificou com a presença da empresa em feiras. Depois da bem-sucedida participação na Superbahia de 2022, a Bonmess participou de feiras no Chile e em São Paulo, além da presença em Las Vegas, nos Estados Unidos. “Jéssica esteve no ano passado em Las Vegas, onde a nossa empresa foi muito bem recebida, sendo os produtos aprovados não só pelos brasileiros no local como também por americanos, sobretudo pelo diferencial da massa e qualidade do sabor”, salientou Victor.

Hoje, dentro da linha de produção da empresa, além do Pão de Queijo Recheado, o nosso carro-chefe é o Pão de Queijo Recheado com Carne Seca, responsável por 60% da produção. “Esse sabor, principalmente por ser característico da Região  Nordeste, foi muito bem aceito. Então, eu falo que até mesmo quando foi montada a empresa a gente não queria ser mais um do mesmo, nós queríamos ter um diferencial e esse diferencial é pela qualidade do produto. A gente se preocupa muito com a qualidade, com o resultado final, como ele vai se apresentar, com o sabor do produto e a gente consome o nosso produto. Eu sempre falo que não vou pôr na mesa do consumidor um produto que se eu tivesse sentado eu não comeria. Então a gente é muito rigoroso com essa parte de qualidade, de sabor, de apresentação final do produto em toda a nossa linha”, finaliza Victor.