Mercantil apresenta para parceiros o projeto de integração com o GIGA Atacado e campanha de aniversário
Com a aquisição da Rede Giga Atacado, em São Paulo, por R$ 500 milhões, em maio de 2022, o grupo chileno Cencosud (Centros Comerciales Sudamericanos), proprietário da Rede Mercantil, no Nordeste, resolveu, neste ano de 2024, fazer a integração das duas redes que operam no sistema cash & carry. Para tanto, convocou seus principais fornecedores na Bahia para fazer o anúncio, no dia 13 de março último. O anúncio foi feito pelos executivos, Rafael Mussnich, Cleiton Parente e Eduardo Wanderley, em reunião na sede da Abase. Na oportunidade, também foi apresentada a Campanha de Aniversário da Mercantil.
O Encontro de Parceiros Comerciais do Mercantil Atacado Cencosud reuniu fornecedores, no dia 13 de março, no auditório da Abase, no bairro de Armação, em Salvador, Bahia. O diretor-geral Cash & Carry Cencosud, Rafael Mussnich, falou da importância da parceria com os fornecedores e apresentou a nova estratégia de negócios do Mercantil Atacado.
Na ocasião, os executivos, Cleiton Parente, gerente regional do Mercantil Atacado, e Eduardo Wanderley, diretor de operações, falaram como construir uma nova forma de fazer negócios nas áreas comercial e operacional. E o Bruno Cicotti, responsável pela área de Trade e Marketing, falou sobre o aniversário da Rede e a nova campanha que vem acompanhada de milhares de prêmios com promoção válida para todos os canais de venda.
Rafael Mussnich agradeceu a presença de todos os parceiros fornecedores e ressaltou: “Estar com os nossos fornecedores e parceiros aqui na Bahia é superimportante para nós e também é um momento especial do cash & carry dentro do Grupo Cencosud. De fato, é um formato que o Grupo vem investindo e acreditando bastante no Brasil”.
Sobre a integração do Giga Atacado e o Mercantil Atacado, Rafael Mussnich falou que essa fusão que chegou ao número de 21 lojas representa muito para o Grupo Cencosud. “Esse é o primeiro passo que a gente está dando, integrando as operações do Mercantil e do Giga. Deixamos de falar em dez lojas no Nordeste e onze lojas em São Paulo, e passamos a falar em 21 lojas do nosso cash & carry, mas preservando muito a regionalidade. O Brasil é um país de dimensões continentais, características muito diferentes entre as regiões, e isso o Cencosud sempre prezou e continua prezando em todos os formatos não só no Cash & Carry, a exemplo do GBarbosa, o Bretas, em Minas Gerais e Goiás, o Prezunic, no Rio de Janeiro, além de toda a presença na América Latina e nos Estados Unidos”, enfatizou.
Cleiton Parente falou dos quatro pilares defendidos pelo Mercantil Atacado, que são: Velocidade, Transparência, Respeito e Win Win, também conhecido como Ganha Ganha. “O primeiro pilar que tratamos no Encontro com os nossos parceiros e o mais importante é a Velocidade, porque no cash & carry os negócios são muito rápidos… O segundo pilar que defendemos é a Transparência. As pessoas têm que entender a importância deste pilar e fazer as coisas com transparência. Não tem mais tempo de carta na manga. Isso acabou. Hoje há transparência porque todo mundo tem informação, tem Nielsen, o mercado aberto e o Shopping Brasil… O terceiro pilar que vamos trabalhar é o Respeito. Fico triste quando vejo ainda acontecer, em menor escala bem verdade, profissionais fornecedores que ficam duas, três e até quatro horas mofando em sala de espera. Acho isso uma total falta de respeito… Por fim, o nosso quarto e principal pilar, o Win Win. O negócio só vai ser bom se for bom para o Mercantil e bom para o fornecedor e se ambos saírem ganhando”, explicou.
Sobre o novo momento do Giga e do Mercantil e a padronização das lojas do Grupo Cencosud, Eduardo Wanderley enfatizou que a operação do Giga e do Mercantil já é muito parecida e são modelos de cash & carry raiz. “Basicamente em nível de modelo somos muito similares. Lógico, que temos um tema regional que precisa ser seguido. São Paulo, tem alguns hábitos e, aqui na Bahia, temos outros. A priorização vai acontecer no nosso modelo de negócio padronizado respeitando sempre a sua regionalidade. Nós nordestinos temos hábitos que são bastante diferentes de São Paulo. A gente tem que explorar bem a nossa regionalidade que tem características de categorias de segmentos de produtos, que preciso dar uma diferenciação em relação a São Paulo. Mas em todo resto de caixa da loja tem que ser muito parecido para a gente atuar nacionalmente”.
Questionado sobre o que os fornecedores podem esperar do Cencosud, Rafael Mussnich disse que os parceiros fornecedores do Mercantil podem encontrar no Cencosud um grande parceiro no final. “O fornecedor é absolutamente importante para a gente e para os nossos clientes, sem os fornecedores não vamos a lugar nenhum. O fornecedor tem no Cencosud, realmente, um parceiro para fazer bons negócios para todos em diferentes formatos e nas diferentes regiões que atuamos”.
Disse ainda Mussnich que os consumidores e comerciantes finais podem encontrar no Cencosud nas diferentes bandeiras: Giga, Prezunic, Bretas, GBarbosa, Mercantil e Perini, “as melhores soluções para o abastecimento, seja para o consumidor final ou nos milhares de comerciantes transformadores que atendemos todos os dias no Brasil”.