Editorial

Theresinha Carneiro

“À Mestra com Carinho”, homenagem das filhas Déo e Darc à professora que dedicou sua vida ao prazer de ensinar

O auditório do Colégio Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina-BA, estava repleto de pessoas que tiveram, umas mais, outras menos, ligação com a professora, empresária da educação e educadora, Theresinha Carneiro. No dia 3 de novembro, as filhas Joana d’Arc Carneiro Pinho Sales, a Darc, e Joanna Angélica Carneiro Oliveira, a Déo, reuniu familiares, amigos, ex-alunos (eu tive a honra de ser aluno dela de matemática, no Colégio Deocleciano) etc. para lançar o livro, feito por elas, sobre a sua mãe e mestra Theresinha Carneiro, denominado de “A Trajetória da Professora Theresinha: relatos de colegas, alunos (as) e familiares”.

Foi um momento singular, cheio de emoção e boas lembranças de todos que ali estavam, da professora, sempre à frente do seu tempo, que dedicou a sua vida inteira a educar e formar gerações de milhares de jovens. Com certeza, Jacobina tem que honrar a memória desta mulher e professora que honra a sua história.

As autoras do livro, Déo e Darc, dividiram a história da sua querida “mãezinha, como elas tratava a professora, em cinco capítulos: “1 – Breve recorte histórico da trajetória da professora Theresinha; 2 – As marcas da professora Theresinha sob a ótica dos colegas docentes e funcionários; 3 – As marcas da professora Theresinha deixadas em alunos (as), familiares  e amigos (as); 4 – Crias da professora Theresinha: alguns depoimentos; e 5 – Fotos que contam e encantam uma história.

Voltando à solenidade do lançamento do livro, após as duas irmãs fazerem as considerações sobre a história da mãe, lembraram uma das músicas que ela mais gostava: “Foi Deus”, do compositor português, Alberto Fialho Janes, imortalizada nas vozes de Amália Rodrigues, Nelson Gonçalves e Fagner. Em seguida chamou um grupo de jovens para tocar músicas que ela gostava. Entre os presentes, estavam também pessoas que conviveram com ela, a exemplo de Perolina Barbosa Nunes e José Bispo dos Santos (fotos ao lado).

Na ocasião, os presentes ao evento, homenagearam a professora Theresinha Carneiro, mulher guerreira e exemplar educadora. Entre os quais registramos a presença de pessoas que conheço, como o professor Olival Nobre (também meu professor de inglês); os genros Chico Oliveira, esposo de Déo,  e Zé Sales, esposo de Darc; o casal Carlos Santana e Maria José Mota; Conceição Vieira Costa e esposo; mãe e filha, Manoela e Aimée; Marla e esposo; e Diana de Carvalho, esposa de Adelson Mota.