Oportunidades e Estratégias: O Varejo e o Carnaval 2024
Na segunda edição da Super Revista 2024, voltamos a falar sobre expectativas, mas desta vez referente ao varejo para o Carnaval, afinal, a festa mais popular do país também figura como uma das mais lucrativas, proporcionando muitas oportunidades para o setor supermercadista.
Entre os baianos, existe o dito de que “o ano só começa depois do carnaval”, e o varejo reforça que essa é uma grande verdade. Afinal, janeiro pode ser um mês difícil de enfrentar, dependendo da forma como dezembro terminou. Se no primeiro mês as pessoas costumam estar mais contidas, o carnaval chega para representar a primeira grande data do ano relevante para o comércio nacional.
Para se preparar para a alta demanda do Carnaval, é essencial garantir a disponibilidade da equipe, fazer compras de estoque com antecedência, entender as ações da concorrência e alinhar os horários de funcionamento. Estratégias de vendas que incluam ofertas e promoções exclusivas, como combos e kits, podem estimular a compra por impulso. O delivery também funciona como um canal extremamente importante, especialmente para quem prefere curtir o feriado no conforto de casa.
Com a sazonalidade combinada ao período de férias, espera-se que o setor supermercadista tenha um aumento de 5% a 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O Carnaval é uma oportunidade para o varejo se destacar e atender às necessidades dos consumidores, viabilizando praticidade para que aproveitem por mais tempo a folia e proporcionando uma experiência positiva durante a maior festa popular do mundo.
AMANDA VASCONCELOS
Presidente da Abase
presidencia@abase-ba.org.br