Notícias

Murano Yachts traz para a Bahia barco de 50 pés com características imbatíveis

O CEO da Murano Yachts, Fábio Vianna ,esteve na redação da Super Revista, acompanhado do empresário Lourenço Carvalho, para falar da embarcação que está trazendo para a Bahia e que será apresentada ao público durante o próximo Barco Show, que acontece em Salvador em fevereiro próximo, e também da sua intenção de instalar uma nova fábrica fora do estado de São Paulo.

Trata-se de uma embarcação offshore Sport Cruiser de 50 pés, que possui importantes diferenciais dos demais concorrentes em sua categoria. “A nossa embarcação é uma offshore Sport Cruiser de 50 pés, fabricada em São Paulo, um barco extremamente eficiente, confortável e seguro, que navega Cruzeiro 35 nós, o equivalente a quase 70 por hora, que apresenta uma excelente velocidade de Cruzeiro e, o mais incrível, consumindo apenas 90 litros por hora, os dois motores. É um barco que chega a fazer top de 45 a 48 nós, dependendo da motorização que o cliente escolhe, isso com toda a segurança e com todo conforto”, detalhou Vianna .

O casco do barco se originou de uma embarcação de competição italiana. Vianna  explica que o segredo com relação à eficiência dele é o sistema de construção, sendo um barco feito 100% em fibra de vidro, materiais compostos e fibra de carbono, não existindo madeira em sua composição. Todo barco recebe o último equipamento que existe em termos de eletrônica, seu painel é todo tela touchscreen. “Não tem um relógio, é tudo toque, até o som ,tudo isso joystick, você dá um movimento pro lado o barco anda de lado numa vaga, até uma criança bota o barco na vaga. Tem a âncora de GPS que acha onde ele está, aperta o botão e ele fica parado ali. Você vai abastecer, por exemplo, ele fica parado esperando, enfim, possui uma série de outras qualidades técnicas e tecnologia que faz essa embarcação ser reconhecida pelo mercado náutico como a melhor embarcação offshore fabricada no Brasil”, ressalta, completando que o comprador pode ter a embarcação totalmente personalizada de acordo ao seu gosto.

“A gente inclusive costuma dizer que não existe uma Murano igual a outra, porque o cliente se quiser pode ir na fábrica acompanhar como é que o barco dele está sendo construído por dentro. É até legal, pois estabelece uma relação de confiança que você cria com aquele equipamento, se ele tiver interesse ele acompanha a construção, convida a família, a esposa, colabora escolhendo o que quer com relação ao piso, cor, tecido, de eletrônico e luminária, tudo isso é feito de acordo com a escolha do cliente, não só motorização se é mais ou menos potente, mas todo barco é escolhido pelo cliente, não existe um igual a outro”, explica.

Vianna  conta que embora o termo offshore muitas vezes esteja relacionado àquele barco que corre muito, o que se entende como um barco de alta performance, o termo correto para a Murano é uma Sport Cruiser, ou seja, um barco Cruzador que tem uma cabine com uma cama de casal na proa e dois sofás à meia-nau que ao se apertar um botão eles se juntam e formam uma cama Super King. “Nosso costado é todo de vidro, então você acorda olhando pro mar. No fundo do barco, em vez de ter aquele espelho tem uma televisão e uma câmera no bico do barco. Portanto, quando você navega você vê o mar passando, é como se fosse uma janela digital no fundo do mar. Além disso, a cabine tem ar-condicionado, gerador, micro-ondas, geladeira e um banheiro com 1,80m de pé direito completo, tudo forrado em madeira Teca de verdade. Então a cabine desse barco é espetacular, você pode passar uma semana ali dormindo usando o barco numa boa aí vai pro cockpit com painel completo, navegação GPS, radar, som, espaço, conforto, uma copa que tem a versão htl que é lounge que é lá atrás, o solarium é um sofá em L com uma cozinha gourmet, então é um barco que une a performance e eficiência, em termos de consumo, de segurança, com um conforto de um superiate”, salienta.

Uma outra característica importante é que como o sistema de construção não leva madeira, há uma redução de peso considerável, fazendo com que o barco da Murano pese cinco toneladas a menos que os similares de sua categoria, o que torna o seu preço bem inferior a outros barcos de 50 pés. “Nosso custo benefício é imbatível, pelo sistema de construção. Por que o meu casco pesa 8 toneladas enquanto que os outros pesam 13. Para empurrar um barco com 5 toneladas a mais você precisa de três motores de 600 HP. A Murano, com dois motores de 380 a 440 HP, dá um pau neles. Para ter um motor a mais o custo sobe quase R$ 700 mil. Além disso, tem outras questões nos outros barcos que elevam esse custo a cerca de um milhão e meio de reais, porque você continua com um barco de 50 pés, só que o consumo é três vezes maior ou mais ou menos”, conclui.