Águiapé completa 15 anos de olho nos mercados da Bahia, do Nordeste, do Brasil e, porque não, do mundo
Pelo menos é assim que pensa e age, o CEO da Sandálias Águiapé, Gilson Bispo dos Santos, um empresário simples, humilde, mas dotado de muita determinação, foco e perseverança. Tem apenas o fundamental em termos de estudos, mas não lhe faltam o tino para o negócio e, principalmente, a vontade de vencer. E assim tem norteado a sua vida, em busca sempre de vencer desafios, sejam eles que de tamanho forem.
Foi com essa determinação que chegou em Ipiaú, em uma viagem a passeio, em 2002, a fim de conhecer a realidade do mercado das sandálias, Gilson Bispo dos Santos não imaginava que um dia seria proprietário de uma promissora fábrica de sandálias, a Águiapé, criada e dirigida por ele há 15 anos. “Apresentado por uma amiga, virei representante de sandálias multimarcas, daí montei a GB Distribuidora e então, pensando em oferecer um melhor produto para os clientes, resolvi criar uma marca própria, a Águiapé, que está conquistando a Bahia e vai ganhar o Brasil e o mundo”, profetiza.
Gilson conta que essa estrada trilhada por ele até chegar aonde está foi muito engraçada. “Engraçada e gostosa, porque lá no início toda a equipe era formada por apenas três pessoas que saiam pelas estradas a bordo de uma velha Fiorino (antiga picape da Fiat) obrigando todos a usar máscaras devido a tanta poeira que entrava no carro, de tão furado que era”, relata, sorrindo.
Depois de passar vários sufocos e ver a picape irremediavelmente quebrada durante uma viagem ao município de Gandu, ele resolveu comprar um carro novo e revelou para a funcionária Jilmara Costa dos Santos, conhecida carinhosamente por Mara, que seu sonho era ver a casa cheia de colaboradores. “E graças a nosso Pai Todo-Poderoso hoje nós saímos de três funcionários e estamos com mais de 50, então isso é só orgulho, é só alegria, e vi que realmente valeu e vale a pena em insistir”, diz.
Homem de muita fé e religiosidade – todos os dias antes de começar o expediente ele reúne toda a equipe e faz orações agradecendo a semana e pedindo discernimento e proteção para o negócio –, Gilson conta que assim que comprou a primeira máquina começou a contratar mais pessoas e buscar gente capacitada que tivesse conhecimento do produto. “A partir daí passamos a fazer parcerias muito fortes com distribuidores da própria matéria prima e hoje temos uma frota que faz nossas entregas em grande parte da Bahia”, conta.
Trabalhando com uma borracha sintética derivada do petróleo chamada EVA que, segundo ele, não tem cheiro e nada que venha incomodar o cliente, Gilson prega a cultura na empresa “de cuidar de pessoas e levar o conforto para os nossos colaboradores e assim temos um grande projeto pela frente pois não tenho dúvida de que o que nós estamos vivendo aqui ainda é um dedinho do que vai acontecer com a Águiapé, porque com as várias parcerias que estão se aproximando eu tenho certeza que nós vamos muito longe”.
Gilson informa que a empresa está em franco crescimento e como empresa familiar tem ainda nos seus quadros, os filhos, que são sócios-proprietários, Matheus Barbosa, como diretor nacional de vendas, e Deise Vitória, na diretoria de marketing.
Luiz Leite, diretor comercial, diz que diferencial da Águiapé é a qualidade
E essa expansão vivenciada em 2023 se deve sobretudo à chegada de Luiz Leite, diretor comercial da empresa. “Essa é uma empresa que tem um diferencial que é ter um produto de qualidade, de ponta, que hoje se iguala ao que tem de melhor no mercado, que nesse momento vivencia um marketing novo, com uma agressividade de mercado, exibindo uma empresa que entrou no mercado da Bahia para ficar. Em Salvador está nos principais grupos, como Rede Fort e Novo Varejo, já se encaminhando para fechamento de negócio com outras redes. Somos uma empresa em crescimento e devemos, dentro de um futuro bem próximo, estar em todo o mercado não somente no da Bahia mas no de todo o Nordeste. O nosso plano de expansão prevê a chegada em todo o Brasil e mais um pouco na frente pensamos na exportação do produto”, diz, otimista.
Equipe
Luiz Leite fala da importância de ter tido a oportunidade de desenvolver o trabalho em uma empresa que está em franco desenvolvimento “não só por conta da qualidade dos seus produtos como pela sua nova formatação que inclui um parque fabril que tem capacidade de expansão para os próximos dois anos”. Ele salienta que a liberdade de trabalho ali experimentada talvez não fosse a mesma caso estivesse em uma multinacional. “Aqui temos a possibilidade de crescer junto com a empresa e o respeito existente da empresa para comigo e a liberdade que eu tenho de criar e colocar em prática ideias de marketing, ideias que podem fazer com que a empresa caminhe um pouco mais rápido, é fundamental para o sucesso”, destaca.
Nesse processo de expansão Luiz Leite está formando um time de representantes que alavancará o nome da empresa. Um deles, José Robélio Chagas, comenta a larga aceitação que o produto vem obtendo no mercado baiano. “O que eu tenho presenciado é que aonde nós chegamos e divulgamos os nossos produtos, eles são muito bem aceitos. Quando o consumidor pega o nosso produto ele vê que realmente não tem nenhuma diferença com o da concorrência e aos poucos, com fé em Deus, vamos chegar no topo do sucesso, com certeza”, acredita.
Condição corroborada em sua totalidade por Gilson. “Com certeza, a nossa equipe hoje, graças a Deus, só tenho que agradecer a todos que estão aqui e aos que ainda vão se agregar, porque a gente prega uma cultura de que isso aqui é família, é cuidar de pessoas, é o que eu sonho para mim e eu acredito que passo esse sonho para os meus colaboradores. De uma nota entre zero e 10 eu dou 9,9 a essa equipe que é um escândalo”, completa, lembrando a força do slogan da empresa, difundido pelo marketing: “Águiapé: todo mundo usa todo mundo quer”.
Esse é o mesmo pensamento de Luciana Salvatore Oliveira, gerente geral da empresa. “A Águiapé é realmente assim, é uma família, e isso vindo da pessoa de seu Gilson, que é um gestor ímpar e uma pessoa humana. Então a felicidade da gente está na força que ele transmite para os funcionários. A gente trabalha com garra, com força, com felicidade e com propósito de melhorias. Cada dia melhorarmos a nossa atuação no mercado. Tudo isso não se deve apenas aos nossos conhecimentos, que já vem de longas datas, mas também da força que ele traz para a gente do propósito de levar a Águiapé para o mundo”, sintetiza.
Uma das pioneiras no empreendimento, com 10 anos de casa, Mara conta que se juntou a Gilson de uma forma meio divina, depois de ter uma premonição em um sonho. “Tenho plena certeza que tudo começou no coração de Deus, até mesmo porque eu vim aqui direcionada pelo Senhor, que tinha me mostrado essa empresa em sonho, que eu ia trabalhar numa empresa que vendia sandálias e assim eu acreditei naquele sonho e fui em busca da oportunidade”, lembra, salientando ter sido apresentada a Gilson por uma pessoa que já trabalhava na Águiapé. Outros colaboradores também falaram do prazer em trabalhar na Águiapé, como Marivaldo, gerente de produção, Rose, do financeiro, Nilza, dos serviços gerais, Milena, Vânia, faturamento, Fabrício, logística etc.