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A importância de conhecer operação Supermercadista para uma boa prestação de serviços

Costumo dizer que no comércio em geral o empresário não mantém seu sucesso apenas com as vendas, mas também comprando bem e principalmente mantendo uma operação alinhada com as necessidades do mercado.

Para que esta operação tenha sucesso, o supermercadista não pode perder tempo com questões técnicas que tomam muita energia e tempo, a exemplo das questões jurídicas e contábeis. Ele tem que cuidar do core business da empresa, que tem o significado de “centro do negócio”, ou “núcleo do negócio”, onde se encontra o “DNA da empresa”. O núcleo de um negócio define todo o propósito de sua existência. Para isso, o empresário precisa estar bem assessorado.

É importante identificar o que está fora do seu campo de atuação e entender que a empresa pode perder oportunidades ao invés de fortalecer sua posição estratégica e, assim, poder colher melhores resultados. O bom nível de especialização e profissionalismo de uma empresa está diretamente ligado ao seu foco e aos profissionais que o possibilitam.

Com a falsa sensação de maior performance, algumas empresas abraçam mais atividades do que deveriam e gastam tempo e outros recursos em processos que não oferecem rendimentos que façam sentido para o negócio.

É insustentável a ideia de que uma empresa moderna consiga suprir todas as suas necessidades de maneira autônoma. Esse tipo de raciocínio normalmente passa despercebido, pois é mais do que natural constatarmos, por exemplo, que o empresário e seu corpo diretivo tenham sob sua atribuição assuntos técnicos e complexos que poderiam ser direcionados a parceiros.

Advogados, Contadores e Consultores que detenham real expertise sobre a operação do setor supermercadista conseguem propor soluções antes que os problemas surjam, pois possuem a flexibilidade de transitar pelas mais diversas áreas da empresa, haja vista que possuem a vivência do segmento aliada ao seu conhecimento técnico, propondo oportunidades não encontradas facilmente.

Com a contratação de serviços de assessoria especializados, o empresário deve buscar profissionais que agreguem valor à sua operação, que tragam para seu negócio o conhecimento adquirido pelos mesmos e efetivamente o apliquem às características individuais do seu ramo de atividade.

Já não estamos mais nos tempos em que o empresário devia identificar o problema para pedir uma solução aos seus advogados, contadores e consultores. Este é um conceito ultrapassado. A escolha deve ser por aqueles profissionais que conhecem tão a fundo o seu nicho de mercado que por si próprios identificam a oportunidade, antes mesmo do problema.

Desta forma, possibilita-se uma prestação de serviços completa, eficaz e que realmente ajude o supermercadista no desenvolvimento de seus negócios. A experiência no ramo e uma visão multidisciplinar é imprescindível para viabilizar que verdadeiramente se colabore com o core business. É o verdadeiro know your client, trazido para a prática da assessoria consultiva.

Por isso, para conseguir concentrar mais a sua atenção no que realmente importa, o que estiver fora do seu foco de core business deve ser cuidado por parceiros que tenham a expertise necessária ao ramo Supermercadista.

Rodrigo Charão : Advogado, Sócio fundador da CHARÃO | LEAL Consultoria e Advocacia

www.charaoleal.adv.br / rodrigo@charaoleal.adv.br