Perdas em Supermercados
Está no DNA dos supermercadistas negociar, se relacionar bem com os clientes deixando-os satisfeitos, organizar uma loja e cuidar das despesas mas, gerir estoques e perdas é algo que não lhes é natural, mas precisa de muita atenção.
As perdas em supermercado, em alguns casos, (Pasmem!!!), representam um número superior ao lucro.
A última pesquisa nacional publicada, em um universo de 3 500 lojas, traz como referência 1,79% como índice de perdas totais sobre faturamento bruto. Esse número é baseado em empresas que têm em sua maioria, 72%, tem uma área específica para gestão e prevenção de perdas. Agora imagina em seu supermercado, onde esse assunto não é tratado, onde não há nem sequer um controle de verdade no recebimento ou controle efetivo dos estoques.
A maioria das perdas está nos setores perecíveis e tem em sua grande maioria:
- Produtos avariados – 23%
- Produtos impróprios para venda – 29,1%
- Produtos vencidos – 37,4%
Agora eu pergunto, quanto você acha que perde na sua loja: 3% ou até mais?
Sem essa gestão, você está no escuro e pode estar comprometendo a saúde financeira do seu negócio.
Esse tema é tão importante nas empresas que responderam a pesquisa, que em 39% delas esse assunto está ligado diretamente à presidência ou diretoria do negócio.
De toda a perda que ocorre, somente 16% está relacionado a furtos externos ocorridos no interior da loja. Os maiores problemas estão relacionados a erros administrativos, furtos internos, falta de processos bem definidos. Muitas vezes, para se inibir furtos externos, se promovem ações caras e onde realmente estão os problemas, qualquer real parece custar caro.
Se muitas vezes fica difícil negociar melhor com os fornecedores, saiba que talvez você consiga melhorar 1% suas margens de lucro com poucas ações e foco. Se você aumenta as vendas, só um percentual disso vira lucro, se você reduz perdas, como qualquer outra despesa, o valor integral se transforma em ganho.
Esse assunto é antigo, mas ainda não se vê na maioria dos casos a preocupação e a implantação de ações necessárias.
Pense nisso e aja.
ROGÉRIO MACHADO
Proprietário da Agillys Consultores & Associados, mentor, consultor, palestrante, professor e escritor –
@rogeriomachadomentor