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Ana Carolina laytynher é a profissional ABRAS do ano na categoria gerente

Ana Carolina Laytynher, gerente comercial da Rede Hiperideal, foi premiada no Smart Market Abras com o Prêmio Profissionais do Ano 2023, na categoria, Comercial – Gerente, e o jornalista da Super Revista, Eraldo Alves, conversou com a Carol, como é conhecida por todos no setor supermercadista. Formada pela Escola de Administração da Ufba, Carol falou sobre a forma que conduz o seu trabalho dentro da Rede Hiperideal que, segundo ela, se deve a conexão e o reconhecimento das pessoas que estão ao seu redor no dia a dia. Sobre a responsabilidade de trabalhar em uma grande Rede regional e garantir a confiança do consumidor, Carol respondeu que: “O consumidor hoje precisa ser bastante mimado, no sentido de ser bem atendido, procuramos providenciar uma experiência de compra ímpar. Vender o básico todo mundo vende, mas queremos ultrapassar esse limite de vender o básico, porque queremos oferecer uma experiência de compra diferente para abraçar e acolher o nosso consumidor”.

Eraldo Alves – Qual a importância e o que representa para você ser premiada com o Smart Market Abras 2023 na categoria gerente?

Ana Carolina Laytynher  –  Estou extremamente lisonjeada pelo reconhecimento deste prêmio, que pode ser traduzido pela conexão e reconhecimento da forma que conduzo o meu trabalho e, mais que esse reconhecimento, é a conexão com as pessoas que estão comigo fazendo a coisa acontecer. Na pessoa de Amanda Vasconcelos, minha liderança, que confia em meu trabalho e dá carta branca para executar as atividades que julgo ser a melhor forma; na minha equipe, que confia nas estratégias que são desenhadas e garantem essa execução; nos meus parceiros comerciais, que sem eles nada aconteceria e o elo entre as lojas. Ou seja, realmente é uma Rede conectada, onde estão envolvidos a união com a liderança, parceiros comerciais, minha equipe, as lojas e meus pares. Então essa conexão que faz a coisa acontecer.

EA – Como é trabalhar em uma Rede do porte do Hiperideal, que tem um enorme reconhecimento no varejo na Bahia?

ACL –   O primeiro ponto é entender que cada loja representa um grupo diferente de consumidores, então, eu não posso de forma alguma ter uma estratégia universal, tenho que entender que cada grupo de loja precisa ter estratégias bem direcionadas e bem desenhadas. O consumidor hoje precisa ser bastante mimado, no sentido de ser bem atendido, assim, procuramos providenciar uma experiência de compra ímpar. Vender o básico todo mundo vende, mas queremos ultrapassar esse limite de vender o básico, porque queremos oferecer uma experiência de compra diferente para abraçar e acolher o nosso consumidor. Realmente, é uma dedicação ímpar, uma dedicação diária, através de muitos estudos para compreender quais as tendências e como os consumidores estão recebendo essas nossas estratégias. Temos que ter agilidade e destreza para reagir rápido. Aqui no Hiperideal temos essa característica de sempre tentar e não dando certo corrigimos rápido e partimos para próxima estratégia. Acredito que a velocidade neste mundo intenso de mudanças frequentes é um fator extremamente relevante.

EA –  Como você analisa a ascensão da mulher neste mercado varejista, antes dominado pela figura do homem?

ACL –  Primeiro, quero deixar claro que não defendo a questão de nichos. Em primeiro lugar, acredito que a pessoa deve ser competente. Eu me sinto bastante lisonjeada de ser uma profissional vista como uma pessoa competente e ser mulher. Para mim não é mais relevante eu ser mulher e ter recebido o prêmio, mas, sim, ser competente e ser mulher porque realmente é um mercado extremamente masculinizado, isso é um fato. Mas acredito que essa junção do trabalho da mulher com o homem tenha trazido um equilíbrio muito interessante porque nós nos complementamos. Sim, fiquei muito feliz com a premiação, mas muito mais que ser mulher é ser competente.

EA – Como é trabalhar no Hiperideal e a que se deve esse diferencial da Rede de outros supermercados?

ACL – Trabalho no Hiperideal há cinco anos e vejo que o diferencial da Rede tem a ver com a conexão porque o Hiperideal tenta se concetar com a Rede que compõe o varejo. Estamos falando de equipes conectadas, do mercado conectado com o cliente e o mercado conectado com os parceiros comerciais. Então, essa conexão que envolve uma série de sentimentos que envolvem, um olhar atento, o respeito e o ouvir. Acredito que esses sentimentos transformam numa coisa muito bacana, que é a entrega de resultados para o negócio. O Hiperideal é uma Rede que consegue estar conectada com o que está acontecendo e, assim, consegue também entregar o que existe de melhor para o seu consumidor. A conclusão disso tudo é que somos bem aceitos e nossos consumidores estão presentes nas nossas lojas e reconhecem e nos cobram muito por um serviço de qualidade.

EA – O Hiperideal vem sempre inaugurando novas lojas. Existem projetos novos para acontecer ainda esse ano?

ACL –  Sim, temos. O Hiperideal é a cara da inovação. Acabamos de inaugurar a nova loja da Rua Amazonas, na Pituba, e sempre ficamos trabalhando em novos projetos porque é uma marca registrada nossa, está no nosso DNA a inquietação em buscar por informações e o fazer diferente, portanto não podemos deixar nunca essa essência. Atualmente, a Rede completou 23 lojas e não paramos de buscar a inovação e o aperfeiçoamento.

EA – Nas horas de folga, quando não está trabalhando, o que a Carol gosta de fazer?

ACL –  Sou uma pessoa superfamília. Sou apaixonada por minha família. Se me perguntarem quais são os meus dois maiores prazeres, eu respondo: minha família, que com ela me sinto conectada com Deus e isso me dá uma energia incrível, e a minha outra paixão é o meu trabalho.

PERFIL

Ana Carolina Laytynher, administradora, formada pela EAUFBA e especializada em Gestão Comercial pela FGV, criadora do Connectvarejo, atualmente é gerente comercial da Rede Hiperideal. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área comercial do varejo, atua em: Planejando estratégias; Definindo Metas; Organizando processos; Delegando responsabilidades; Direcionando o Time; Controlando os KPIs, indicadores-chave de desempenho. Motivada por desafios e resultados, e sabedora que as pessoas são o principal ativo de uma empresa, três pilares norteiam a sua gestão: Construção de Times fortes e conectados; Uso da tecnologia e dados para construção de estratégias mais assertivas; Entrega do melhor nível de serviço possível para clientes internos e externos de uma empresa e tem como crença fazer a diferença onde esteja. Reconhecimento: Prêmio 2023 “Profissionais do Ano Abras” – Categoria Gerente Comercial.