Começam as comemorações dos 50 anos da ABASE
Há exatos 50 anos, no mês de abril de 1973, Seu Mamede Paes Mendonça e Seu Gentil Barbosa, os dois principais baluartes dos supermercados nos estados da Bahia e Sergipe, fundadores e proprietários, respectivamente, das redes Paes Mendonça e G. Barbosa, se juntaram para fundar a Associação Bahiana (com h mesmo) e Sergipana de Supermercados – Abase.
Mais tarde, Sergipe foi desmembrada, ao ser criada a Associação Sergipana de Supermercados – Ases. A Associação da Bahia, porém, manteve a sigla, cresceu, se consolidou e hoje agrega os supermercadistas, sendo a entidade responsável pela defesa dos supermercadistas aqui no Estado da Bahia.
A presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, no último café da manhã para lançamento da Superbahia e Encontro da Abase, declarou que quis o destino que ela assumisse a presidência da entidade no ano em que ocorrerá as comemorações dos seus 50 anos. Adiantou que já estava elaborando uma série de atividades para comemorar os 50 anos da Abase.
Amanda é neta da irmã de Seu Mamede, D. Maria Odilia Vasconcelos, mãe do também expresidente da Abase, hoje sócio-proprietário do Hiperideal e prefeito de Mata de São João, filha de João Gualberto Vasconcelos. A Super Revista a partir da próxima edição trará matérias com retrospectiva dos 50 anos da Abase.
GRUPO MASTER DE VENDAS SE REÚNE COM DIRIGENTES DE REDES BAIANAS NA ABASE
O Grupo Master de Vendas se reuniu com grandes supermercadistas baianos do Varejo de Alimentos, em café da manhã, na sede da Abase, no bairro de Armação, em Salvador, no início de maio.
O encontro contou com a participação de dirigentes das redes supermercadistas do Hiperideal, NovoMix, Novo Varejo, Mix Bahia, Max Argolo, Rede Mais, Unimar, São Roque, Supermix e Megabom.
Segundo Jorge Garcia, um dos fundadores do Grupo Master de Vendas, o objetivo do encontro é estreitar e fortalecer os laços entre os representantes comerciais e os proprietários (clientes regionais) de redes supermercadistas baianas.
Criado em junho de 2018, o Grupo Master de Vendas hoje é formado por 33 representantes comerciais contemplando mais de 100 indústrias fornecedoras do mercado baiano com o varejo alimentar da Bahia.
De acordo com Amanda Vasconcelos, presidente da Abase, realizar esse encontro na Abase, na casa dos supermercadistas, fornecedores e representantes é superimportante. “Estamos aqui para apoiar esse projeto do Grupo Master que é uma classe formada por pessoas muito sérias, comprometidas e trabalhadoras. Desejo muito sucesso para essa nova iniciativa do Grupo Master e estamos aqui para apoiar”.
“O Grupo Master é formado por diversos representantes comerciais que há muito tempo trabalham no mercado baiano e, nada mais justo, o encontro acontecer na Abase para buscarmos uma maior sinergia comercial com a finalidade de fortalecer o varejo da Bahia”, disse Joaquim Júnior, da Itambé, membro do Grupo Master.
Ele acrescentou que a Abase é o local correto para que de maneira organizada, a categoria de representantes comerciais possa se apresentar para cadeia varejista baiana e a sociedade em geral.
Rodrigo Duarte, um dos fundadores do Grupo Master de Vendas, falou que é de suma importância a cada dia se aproximar mais dos clientes. “Temos feito alguns eventos e, este aqui na Abase, será o maior deles, já que estamos reunindo as principais redes da Bahia para estreitar relacionamento e mostrar o que o Grupo Master de Vendas pretende e como trabalha”.
Explicou ainda Joaquim Júnior que o Grupo Master não foi criado apenas com objetivos comerciais mas também organizacional e social, em prol da categoria. “Buscamos estar presente nos órgãos corporativos da representação comercial e responsabilidade social porque juntos conseguimos ter ferramentas de apoio”.
Beto Martins, que também concorda com as palavras dos companheiros representantes comerciais, disse à Super Revista que o encontro vai possibilitar uma maior aproximação com os clientes. “Viemos abrir um fórum de conversa em um período muito importante da nossa economia no Brasil com a finalidade de melhorar o entrosamento e tenhamos uma comunicação mais aberta e flexível para assim colher resultados positivos para todos”.