Editorial

A APAS vem para reunir e direcionar o mercado, sendo o maior evento de alimentos e bebidas das américas e a maior feira de supermercados do mundo

AMANDA VASCONCELOS
Presidente da Abase
presidencia@abase-ba.org.br

O mundo por trás dos supermercados posiciona-se como o principal canal de abastecimento dos lares brasileiros, representando 7,03% do PIB nacional, segundo a Abras, em 2022. A relevância do segmento se dá pela força do varejo regional e todo o seu diálogo com os clientes na ponta. Para manter a indústria alinhada e sintonizada na frequência das tendências, inovação e projeções para o setor, a Apas vem para reunir e direcionar o mercado, sendo o maior evento de alimentos e bebidas das américas e a maior feira de supermercados do mundo.

Marcar presença na capital paulista, entre os dias 15 a 18 de maio, é certeza no calendário supermercadista e das indústrias. O momento é propício para apresentação das novidades, afinamento das expectativas, encontros e parcerias que vão além dos acordos comerciais, enveredam pelas estratégias de posicionamento de marca, experiência do cliente e pioneirismo no desenvolvimento das categorias e seções dos corredores físicos e agora, cada vez mais, online, também. Os consumidores estão em busca por conveniência na palma das mãos, e com isso, o saldo das compras no canal de vendas virtual vem se consolidando. Me pergunto: e como ficam as redes varejistas acostumadas a debruçar sua operação exclusivamente na loja com prateleiras robustas, lotadas de novidades e ofertas quase que diárias?

Outro ponto que ronda minha cabeça, é a chegada dos marketplaces com uma atuação na operação de bens de consumo diário – este já vem tirando o sono de muitos supermercadistas. Enxergo, então, o encontro na Apas como sendo uma excelente oportunidade para debatermos o que vem (e já acontece) por aí. É a nossa chance de trocarmos figurinhas, repetidas por tantos anos, e que agora pedem brilho novo para no vos álbuns, cada vez menos colecionáveis e muito mais interativos e mutáveis. Espero encontrar com você no corredor da feira e batermos um papo sobre as novidades, os acordos comerciais e espaço na gôndola, mas, não somente isso, como, principalmente, sobre inovar, mapear as regras do digital, a entrega, o centralizar ou não a distribuição, desenvolver o novo, e já desbravado mercado supermercadista. Animada e na contagem regressiva para a Apas 2023. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *