Editorial

A mudança é um estado permanente e a adaptabilidade o nome do atual varejista

AMANDA VASCONCELOS
Presidente da Abase
presidencia@abase-ba.org.br

Chegamos em abril como num piscar de olhos. E com o mês, toda a movimentação do período pascoal decidi compartilhar aqui os últimos questionamentos que tenho me feito sobre as configurações de consumo, exposição, negociação e entrega envolta dos ovos e produtos de chocolate. Talvez você seja da época em que os supermercados eram tomados por parreiras quase infinitas nos corredores centrais para a exposição dos ovos, a movimentação certa nas lojas, a atenção do cliente sendo fisgada através das embalagens mais coloridas, gramatura dos produtos e, também, do brinde contido em cada um deles. E hoje? Como está a formatação das lojas? E a disposição dos produtos nos pontos de venda? Seria a consolidação de um movimento para parreiras virtuais? De fato, experienciamos uma nova era. Estamos nós preparados e sintonizados na frequência de um varejo ainda mais dinâmico, disposto por inovação e múltiplos canais de venda para um item, como os ovos de chocolate, tão sensível e que, por tantos anos teve sua receita de bolo sendo replicada?

Partilho com você, querido parceiro, colega de segmento e empreendedor, a minha inquietude em me permitir dar mergulhos em oceanos até então não visitados, para aceitar a inovação e experimentar o risco da novidade com entusiasmo (e por que não dizer também cautela?), afinal, estamos debruçados em um mar de oportunidades futuras. Ou seria presente? Sem deixar passar a data em branco, segundo a Neogrid, o consumidor adequará a sua escolha ao tamanho do seu bolso fazendo um movimento por itens menores ou outros tipos de chocolate. A expectativa é que apenas 2% dos consumidores estejam inclinados a gastar mais de R$100 por item e 52% afirmaram pretender desembolsar entre R$ 11 e R$ 39. Para 64% dos entrevistados, o valor é o fator principal na tomada de decisão, seguido por sabor (51%), promoção (45%) e a marca (41%).

Bom, fica aqui a minha semente para a reflexão, onde a mudança é um estado permanente e a adaptabilidade o nome do atual jogo varejista. Vamos juntos descer para o play as novas regras da partida? Ficarei muito contente em acompanhar a sua visão e entendimento sobre o momento. Sinta-se à vontade em me contactar para regarmos novas sementes na Abras e Abase à fora.

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